Unidade de atendimento à população fica na Rua José Matheus Sobrinho, no 410, no Centro; funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Na próxima quinta-feira, dia 12, a Central SIM completa um mês de funcionamento na cidade, oferecendo à população orientações e informações detalhadas sobre o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, que transforma o município em uma verdadeira Cidade Digital. Alocada na Rua José Matheus Sobrinho, nº 410, no Centro, a Central foi criada para ser um posto de atendimento aos moradores e atende os interessados em atualizar ou fazer seu cadastro para utilização dos serviços públicos que já são e serão disponibilizados por meio do SIM Vinhedo Digital, incluindo informações e orientações sobre como ter acesso gratuito ao sinal de internet na cidade, que já está em funcionamento em Vinhedo desde março e tem velocidade real de 512 kbps.
Ao procurar a Central SIM, os cidadãos que quiserem solicitar o acesso gratuito ao sinal de internet podem atualizar ou fazer o seu cadastro, verificar a área de abrangência do sinal, que contempla atualmente mais de 70% da população; assinar o termo de uso do benefício, responsabilizando-se pela utilização correta da facilidade; obter seu login e senha de acesso ao sinal e receber informações detalhadas de como adquirir o kit-cidadão, indispensável para ter acesso ao sinal do SIM Vinhedo Digital. Estes kits – que devem ser adquiridos pelos interessados junto às empresas homologadas e habilitadas pela Prefeitura de Vinhedo – são compostos por placa PCB, caixa hermética, antena parábola grade, fonte de alimentação e adaptador POE. Até o momento, mais de 150 moradores já assinaram o termo de uso para ter acesso gratuito ao sinal de internet e procuraram as empresas que fornecem o conjunto de equipamentos para utilização do benefício.
Rosânia Chaves Meira da Silva está entre os moradores de Vinhedo que já procuraram a Central SIM para saber mais informações sobre como obter o acesso gratuito ao sinal de internet. Desde 26 de março, conta com o benefício e o utiliza para falar com a família, que mora na Bahia, e também para ver notícias. “A internet funciona perfeitamente e também é bem rápida. Além do meu marido, meus filhos vão aproveitar para fazer seus trabalhos de escola”, comentou.
A Central SIM também oferece aos moradores informações de como funcionará a identificação cidadã única, espécie de RG municipal e que será empregada por todos os órgãos públicos da cidade à prestação dos serviços. Esta identificação, aliás, será o passaporte de uso para todos os serviços públicos prestados no município e facilitará consideravelmente o dia a dia dos moradores de Vinhedo, uma vez que não mais precisarão ter diferentes cadastros, nas diferentes secretarias e na solicitação dos diferentes serviços. “Todos os dados dos munícipes foram unificados no que chamamos Cadastro Técnico Municipal, que reúne os registros de cada cidadão e os identifica por meio de um código único. Com isso, conseguiremos melhorar gradativamente o processo de atendimento em todos os órgãos municipais e, consequentemente, também conhecer ainda mais quais são as necessidades e anseios da população, colaborando ao aprimoramento e à criação de mais ações focadas em suas demandas reais”, explicou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
A Central SIM funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É importante que ao procurar a unidade de atendimento o morador tenha em mãos seus documentos de identificação, tais como a original da cédula de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência.
O SIM Vinhedo Digital
Estabelecido dentro do plano de governo do prefeito Milton Serafim e criado tendo como enfoque principal o cidadão, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que contempla a criação e a oferta de uma ampla rede de serviços públicos, que visam estender e aprimorar os atendimentos prestados aos moradores da cidade, englobando, inclusive, a inclusão infossocial da população com a oferta de acesso gratuito ao sinal de internet oferecido por meio da iniciativa.
À sua implementação no município, a Prefeitura de Vinhedo investiu na viabilização da infraestrutura necessária ao seu funcionamento e fez execução de sua própria Infovia Municipal, que possibilitou interligar em uma rápida rede de transmissão de dados de todos os órgãos públicos instalados na cidade – das esferas municipal, estadual e federal – por meio da instalação de mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico no município, o que representa aproximadamente 0,6 metro de cabo por habitante. Também integra a estrutura da Infovia Municipal antenas de transmissão de sinal via rádio, que retransmitem e levam à população sinal de acesso à internet. A cobertura desta primeira e segunda etapas da iniciativa congrega mais de 70% da população.