Escolas municipais de ensino fundamental organizam atividades que reforçam a história municipal e seus pontos turísticos
Na segunda-feira, dia 2, Vinhedo comemorou mais um aniversário e para celebrar seus 63 ano, os alunos da Rede Municipal de Ensino participam de várias atividades especiais, elaboradas em cada unidade escolar para festejar esta importante data à cidade. Nas escolas de ensino fundamental I, que atendem estudantes do 1º ao 5º ano, muita são as iniciativas que valorizam a história municipal.
Na Escola Municipal (EM) Abel Maria Torres, no Caixa D’Água, os educadores perceberam que muitos alunos não conheciam diversos pontos da cidade e, a partir desta percepção, organizaram um passeio turístico pelos principais locais de Vinhedo, incluindo as Represas I e II, o Parque Municipal Jayme Ferragut, o Mosteiro de São Bento e a Praça do Aquário. A partir da atividade, todas as turmas trabalham em aulas expositivas a origem de Vinhedo, contemplando abordagens sobre seus fatos históricos e pontos considerados turísticos. Enquanto isso, na EM Dom Mathias, na Capela, os educadores transformaram a história de Vinhedo em quadrinhos, além de fazerem o estudo, a pintura e a apreciação da bandeira e do hino. Nesta EM, também elaboram ilustrações representando o município antigamente e atualmente e foi criada uma bonita música, intitulada “A cidade que todos queremos”, apresentada na última sexta-feira, 30 de março, a todos os estudantes da unidade.
Seguindo o tema “A cidade que vivemos”, os alunos da EM Professora Magdalena Lébeis, no Jardim Bela Vista, comemoram o aniversário da cidade estudando qual a função do poder executivo à manutenção e conservação dos espaços históricos de Vinhedo e à promoção de serviços à comunidade; sobre os bairros e pontos que consideram referência na cidade e sobre as construções históricas existentes no município. Ainda fazem uma espécie de iniciação cartográfica, para compreenderem a visão geral de o que é e qual a utilidade de um mapa geográfico, com base no estudo da cidade; e entendem mais sobre a ocupação e transformação do meio ambiente. A exposição final dos trabalhos será nesta quinta-feira, dia 5, e terá cartazes, imagens, poesias, desenhos e redações feitas pelos alunos.
Na EM Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro, no Jardim Brasil, foram feitas pesquisas junto aos alunos e seus familiares sobre os pontos turísticos que costumam visitar em seus momentos de lazer, com a elaboração de um painel com fotos e desenhos; um estudo sobre a parte histórica e feita a montagem de um painel sobre formas de contribuir à construção de uma cidade cada vez melhor. Ainda nesta escola, são produzidos textos informativos sobre a história e curiosidades do município, contemplando também o uso do inglês nas atividades e o estudo do hino municipal. “Os trabalhos também englobam a criação de uma coreografia que será apresentada com uma música italiana ao fundo, para que possamos reforçar junto aos alunos a influência da colonização italiana na cidade”, disse a coordenadora da EM, Claudia Carpanzano.
Na EM Professor Cláudio Gomes, no Centro, foram produzidas ilustrações e frases sobre Vinhedo, estudada a história e localização de seus pontos turísticos e uma linha do tempo denominada "De Rocinha a Vinhedo", com o uso do livro “Lá na Rocinha”. Também foram elaboradas poesias e feita uma coletânea com as áreas naturais mais conservadas na cidade, incluindo uma atividade muito criativa e na qual os estudantes, a partir de fotos de locais da cidade, fizeram intervenções artísticas nas imagens.
Alocada no Jardim Miriam, a EM Professora Maria de Lourdes Von Zuben homenageia os 63 anos de Vinhedo com a elaboração de desenhos, com o estudo e apresentação das biografias e de duas obras de Tarsila do Amaral e de Camille Pissarro, incluindo trabalhos de releitura dos trabalhos das duas artistas. A releitura de imagens também é feita de fotos dos pontos turísticos da cidade, de diferentes formas artísticas.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, reforçou a essencialidade de ter atividades como esta à valorização da cidade e sua contribuição à formação escolar e cidadã dos alunos. “Estas atividades são muito positivas, pois estimulam nossos alunos desenvolverem suas habilidades, incluindo as de pesquisa acadêmica, para que possam relacionar o que aprendem teoricamente com o que observam, registram e ao que pensam em seu dia a dia, trocando muitas experiências e conhecimentos. Também ajudam a desenvolver o senso crítico dos estudantes e estimulá-los ao trabalho em equipe, pois envolve toda a comunidade escolar”, comentou.
Festival de paródias e tarantela adaptada
Nesta quarta-feira, dia 4, os alunos do EM Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, na Capela, realizam a 2ª edição do Festival de Paródias, com apresentações nos períodos da manhã e da tarde. Todas as turmas criaram, com o auxílio de seus professores, paródias de músicas em comemoração ao aniversário da cidade, exaltando as belezas de Vinhedo e de seus moradores. As letras e a forma de apresentação das músicas foram discutidas junto com todos os alunos, envolvendo a escola inteira na preparação da apresentação e na celebração do aniversário da cidade.
Já na EM Dr. Abrahão Aun, no bairro Nova Vinhedo, a celebração de mais um ano de existência do município é feita por meio de várias atividades, que são desenvolvidas pelos diferentes anos atendidos nesta unidade escolar municipal. Dentre as programadas, destaque à elaboração de um livro de receitas, utilizando a uva como item principal à elaboração dos pratos; e uma paródia sobre a cidade criada pelos alunos, utilizando o ritmo da tarantela. Na música, os estudantes abordam a história de Vinhedo e as iniciativas que levam bem-estar à população, incluindo o projeto “Município Verde e Azul”. Com base na letra, também a adaptam à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), comumente utilizada por pessoas com deficiência auditiva e considerada a oficial da comunidade de surdos no Brasil. Esta atividade é feita com a colaboração dos profissionais da equipe de educação especial da Secretaria Municipal de Educação.