A Sanebavi concluiu a instalação de 46 km de uma nova rede de água na cidade e a respectiva interligação com as adutoras.
A nova rede foi instalada paralela à rede já existente, com um material muito melhor, com mais vazão e contando com o crescimento da cidade. Os antigos canos de fibracimento foram trocados por tubulação em PVC e as ligações de ferro das moradias por mangueiras de polietileno que não vazam.
“Tanto a fibracimento como o ferro galvanizado se oxidam com o passar do tempo e se rompem. O cano em PVC vai acabar com as rupturas e garantir uma distribuição de água muito mais eficiente para a população e sem perdas”, afirma o Prefeito Milton Serafim.
O Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica, conta que a instalação da nova rede começou em junho de 2009 e falta muito pouco para ser colocada plenamente em operação:
“A nova rede está completamente instalada e em pleno funcionamento. Uma pequena parte da rede antiga está sendo desativada aos poucos”, afirma.
Uma das últimas interligações – quando a nova rede passa a funcionar no lugar da antiga – foi feita na rotatória de entrada da cidade, em frente ao Memorial do Imigrante, na região do Portal.
Redução de Perdas
O índice de perdas de água nos últimos anos vem caindo, conforme apontam os indicadores do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, que são os oficiais para saneamento.
O índice de perda na distribuição da Sanebavi era de 42,94% em 2010 e caiu para 35,22% em 2011. Para 2012 a Sanebavi trabalha com o patamar médio de 27%. Em fevereiro, por exemplo, esse índice já caiu para 28.2%.