UPA está sendo construído pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal para oferecer atendimento médico em casos de urgência 24 horas
A Prefeitura colocará em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – que funcionará 24 para atender casos de urgência. A nova unidade de saúde, construída por meio de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal, funcionará como uma
estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento (PA da Capela) e o Pronto Socorro Municipal, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes.
A secretária de Saúde, Nadia Capovilla e a diretora de Saúde, Regina Ligo, acompanharam esta semana o andamento da obra, que está na fase de pintura, execução de acabamentos e estruturação da área externa do edifício.
“Sabemos que a maior parte dos problemas de saúde podem ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento. A inauguração deste prédio será a melhor forma para minimizar as filas no pronto socorro, oferecendo serviço de qualidade à nossa população”, comentou a secretária, que estima atender na UPA cerca de 250 pacientes diariamente.
A unidade funcionará em uma área de 4.426m² na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, entre a Delegacia de Polícia e a sede da Secretaria de Transporte e Segurança.
Com 1.301 m² de área construída a UPA terá recepção, sala para coleta de materiais, quatro consultórios, sala de urgência com capacidade de 3 leitos, salas de observação masculina, feminina e de pediatria com capacidade de 12 leitos, sala de eletrocardiograma, sala de reidratação, sala de inalação, sala de curativos, sala de gesso, sala de Raio X, farmácia, área para armazenamento de materiais esterilizado, sala de guarda temporária de cadáveres, posto de enfermagem, área administrativa, vestiários e banheiros adaptados.
Haverá aquisição de equipamentos, contratação de profissionais, entre médicos (clínico geral e pediatra), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.
“Além de novos projetos da saúde, também investimos na construção de novos prédios para proporcionar à população facilidade de acesso aos serviços de saúde”, completou o prefeito Milton Serafim.