Unidade de atendimento fica na Rua José Matheus Sobrinho, no 410, no Centro; funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas
Os moradores interessados em saber mais sobre os benefícios do Soluções Integradas Municipal (SIM), da Prefeitura de Vinhedo, já contam com uma unidade criada exclusivamente ao seu atendimento, na qual podem elucidar todas as suas dúvidas relacionadas a esta iniciativa, que transforma o município em uma verdadeira Cidade Digital . Intitulado “Central SIM”, o local funciona desde esta segunda-feira, dia 12, na Rua José Matheus Sobrinho, nº 410, no Centro, e atende os munícipes interessados em atualizar ou fazer seu cadastro para utilização dos serviços públicos que já são e serão disponibilizados por meio do SIM Vinhedo Digital, incluindo informações e orientações sobre como ter acesso gratuito ao sinal de internet na cidade, que já está em funcionamento em Vinhedo e tem velocidade real de 512 kbps.
Ao procurar a Central SIM, os cidadãos são atendidos por profissionais capacitados e podem obter todas as informações relacionadas à iniciativa. Os que quiserem solicitar o acesso gratuito ao sinal de internet, por exemplo, podem atualizar ou fazer o seu cadastro, verificar a área de abrangência do sinal, que contempla mais de 70% da população; assinar o termo de uso do benefício, responsabilizando-se pela utilização correta da facilidade; obter seu login e senha de acesso ao sinal e receber informações detalhadas de como adquirir o kit-cidadão, indispensável para ter acesso ao sinal do SIM Vinhedo Digital. Os kits são compostos por placa PCB, caixa hermética, antena parábola grade, fonte de alimentação e adaptador POE e devem ser adquiridos pelos moradores junto às empresas homologadas e habilitadas pela Prefeitura de Vinhedo ao fornecimento do conjunto de equipamentos aos cidadãos.
Ainda na Central SIM, os moradores podem saber mais como obter sua identificação cidadã única, isto é, uma espécie de RG municipal que será empregado por todos os órgãos públicos da cidade à prestação dos serviços e que passará a ser solicitada ao cidadão no momento de seu atendimento em qualquer repartição pública. Segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, esta identificação será o passaporte de uso para todos os serviços públicos prestados no município e facilitará consideravelmente o dia a dia de todos os moradores. “A identificação única, que contemplará todos os dados individuais dos moradores, integrarão o que chamamos de Cadastro Técnico Municipal [CTM], que tem como objetivo ser a fonte de informação utilizada por todas as repartições dos âmbitos municipal, estadual e federal da cidade e que foi criado justamente para garantir mais agilidade no atendimento à população. Com isso, os moradores não precisarão mais ter diferentes cadastros, nas diferentes secretarias e aos diferentes serviços”, explicou.
O CTM forma um banco de dados com registros dos moradores e os identifica por meio de um código único, pelo qual se tornará possível melhorar o processo de atendimento em todos os órgãos municipais e, consequentemente, também conhecer mais quais são as necessidades e anseios da população, colaborando ao aprimoramento e à criação de mais ações focadas em suas demandas reais.
Ainda segundo o prefeito Milton Serafim, por meio da identificação única os moradores poderão acessar e ter à sua disposição todas as facilidades do “Portal Cidadão”, ambiente on-line que será disponibilizado até o fim deste mês e que expandirá consideravelmente a oferta de serviços públicos na forma de governo eletrônico (e-Gov) aos moradores. “No ‘Portal do Cidadão’ os moradores de Vinhedo encontrarão diversos serviços públicos e poderão, por exemplo, verificar como está o registro de seu imóvel, dentre outras informações que são primordiais ao seu atendimento. Gradualmente, ampliaremos os tipos de atendimento e funcionalidades desta nova forma de atendimento, que poderá ser acessada com base na identificação única do cidadão”, explicou.
Também na Central SIM, todos os moradores de Vinhedo podem obter mais sobre detalhes e orientações importantes quanto às formas de uso e funcionalidades do “Portal Cidadão”, incluindo seu usuário e senha de acesso. É importante que ao procurar a unidade de atendimento, o interessado tenha em mãos seus documentos de identificação, tais como a original da cédula de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência. A Central SIM funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e também aos sábados, das 8 às 12 horas.
Acesso gratuito ao sinal de internet
Assim que soube da disponibilização de acesso gratuito ao sinal de internet, por meio do SIM Vinhedo Digital, a moradora da região Central, Aparecida Maria Torres Mazzo, procurou a Central SIM para saber mais informações na manhã desta terça-feira, dia 13. Nesta oportunidade, foi atendida por uma das profissionais da unidade e pôde saber todos os detalhes para utilização e como ter acesso ao benefício. “Meu marido e meu filho ficaram interessados no acesso gratuito ao sinal de internet e, por isso, vim até aqui para saber mais detalhes, de como ter acesso a este tipo de facilidade. Atenderam-me e me orientaram muito bem. Também já estou com o termo de uso do benefício e, agora, apenas verificarei com eles os últimos detalhes, para que possamos adquirir o kit-cidadão”, comentou.
O SIM Vinhedo Digital
Estabelecido dentro do plano de governo do prefeito Milton Serafim, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que transforma atualmente o município em uma verdadeira Cidade Digital, tendo como enfoque principal o cidadão. Contempla a criação e a oferta de uma ampla rede de serviços públicos, que visam estender e aprimorar os atendimentos prestados aos moradores da cidade, englobando, inclusive, a inclusão infossocial da população e que agora conta com a possibilidade de acessar gratuitamente o sinal de internet oferecido por meio da iniciativa.
À sua implementação no município, a Prefeitura de Vinhedo investiu na viabilização da infraestrutura necessária ao seu funcionamento e fez execução de sua própria Infovia Municipal, que possibilitou interligar em uma rápida rede de transmissão de dados de todos os órgãos públicos instalados na cidade – das esferas municipal, estadual e federal – por meio da instalação de mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico no município, o que representa aproximadamente 0,6 metro de cabo por habitante. Também integra a estrutura da Infovia Municipal 78 estações de transmissão de sinal via rádio, que retransmitem e levam à população sinal de acesso à internet. A cobertura desta primeira e segunda etapas da iniciativa congrega mais de 70% da população.