A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população para se proteger contra a doença leptospirose e outras doenças ocasionadas por água de enchente nesta época do ano.
A leptospirose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamadaleptospirae pode levar a um quadro grave, inclusive à morte. O agente infeccioso é eliminado pela urina de ratos, que em situações de enchentes e inundações, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco de contágio.
Outra doença que pode surgir após o período de chuvas é a hepatite A, que pode ser transmitida pela água misturada com esgoto humano. As enchentes também aumentam o risco de diarréia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifóide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais.
Todo indivíduo que apresente febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e calafrios até 30 dias após o contato com água ou lama de enchente, deve procurar uma unidade de saúde para atendimento médico e informar o contato.
Como se prevenir?
- Não jogue lixo e entulho nos córregos, bueiros ou ruas.
- Mantenha os alimentos guardados em recipientes bem fechados em locais elevados do solo e a cozinha limpa, sem restos de alimentos.
- Armazene o lixo em recipientes bem fechados e coloque-o pouco antes dos coletores passarem – ele é a principal fonte de alimento para os ratos.
- Mantenha limpos quintais, terrenos, ruas e margens de córregos, eliminando entulhos, materiais de construção ou objetos sem uso que servem de abrigo aos ratos.
- Feche buracos entre telhas, paredes e rodapés.
- À noite, objetos de animais domésticos devem ser lavados e guardados.
- Mantenha a caixa d’água limpa e tampada.
- Contato direto com esgoto, fossa, lixo e entulhos também são riscos importantes para a doença!
O que fazer em tempos de enchentes?
- Evite sempre contato com as águas ou com a lama;
- Não deixe que crianças brinquem ou nadem em águas de enchentes ou córregos;
- Se sua casa foi invadida pela enchente, após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o local, sempre protegido por luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos). Lave com água e sabão pisos, paredes, bancadas e objetos caseiros desinfetando após com água sanitária (Hipoclorito de Sódio a 2,5%) na proporção de 1 xícara de chá (200 ml) do produto para 1 balde de 20 litros de água; umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando secar naturalmente.
- Todos os alimentos e remédios que foram molhados deverão ser jogados fora.
- Se a caixa d’água foi invadida, não use essa água antes da desinfecção do reservatório.