Estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo aproveitaram a folga do carnaval para visitar as Estações de Tratamento de Esgoto Capivari e Pinheirinho da Sanebavi, que garantem à Vinhedo a invejável marca de 100% de esgoto coletado tratado.
O grupo, formado por Aline, Gabriela, Laura, Jacqueline e Jéssica, realizou a visita no último sábado (18), acompanhado pelo Coordenador das Estações de Tratamento de Esgoto, Luiz Braghetto, e pela Bióloga e Responsável Técnica das Estações, Núbia Feliciano Pereira.
A ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Capivari foi inaugurada no ano passado, está localizada no Distrito Industrial, e é responsável pelo tratamento de 40% do efluente gerado na cidade. A ETE Pinheirinho, no bairro São Thomé, é responsável pelo tratamento de quase 60%. Vinhedo tem também a ETE Hípica Santa Cândida que trata do esgoto gerado no Condomínio Hípica II. As três asseguram a Vinhedo a marca de 100% de tratamento de todo esgoto coletado, meta alcançada por poucos municípios da região.
Contando com uma boa estrutura para receber alunos e visitantes em geral, a ETE Capivari possui uma sala de aula dentro da estação onde é abordada a importância dos tratamentos de água e esgoto, além de informações sobre os mananciais, captações de água e etapas dos processos de tratamento. “Nossa ideia é ir além do tratamento em si, por isso preparamos esse local apropriado para receber as pessoas para troca de conhecimentos”, afirma o superintendente da Sanebavi, Odair Serafim, o Canjica.
A ETE é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos e biológicos removem as cargas poluentes do esgoto devolvendo ao ambiente, no caso o Rio Capivari, o produto final – efluente tratado – em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. Recém inaugurada, a ETE Capivari tem equipamentos de alta tecnologia que são responsáveis pelo tratamento com o método de sistema de lodo ativado por aeração prolongada, que consiste no tratamento mais indicado.