O prefeito Milton Serafim percorreu Vinhedo para acompanhar o trabalho de canalização executado em cinco córregos municipais. A visita foi feita esta semana junto com o secretário de Obras, Augusto Braccialli.
Por meio da Secretaria de Obras, a Prefeitura dá continuidade ao trabalho de canalização no córrego Primavera, no Jardim Itália. Em uma área de aproximadamente 1 mil metros em toda a extensão, a obra está sendo executada margeando a Rua Rosa Zanetti Ferragut (atrás do Memorial do Imigrantes), passando por baixo da Avenida Independência até desembocar no córrego Pinheirinho.
O trabalho também é feito no córrego Pinheirinho, localizado no Jardim Primavera, margeando a Rua Salvador Rotella. A canalização, também por gabião, está sendo feita em 500 metros de extensão entre as ruas Palmeiras e Xanxerê.
Com a conclusão destas duas obras, está prevista para o início do segundo semestre a abertura de uma via que ligará a Rua Salvador Rotella e a Avenida Independência com objetivo de ter uma rota alternativa do Jardim Primavera à região do Jardim Itália.
“O trabalho de canalização é extremamente importante para minimizarmos os problemas de inundações em épocas de chuva forte e proporcionar mais segurança as pessoas que moram próximas aos córregos”, comentou o prefeito Milton Serafim.
No córrego Pinheirinho, na altura do Jardim São Thomé, a obra prossegue em ritmo acelerado, em quase 1 mil metros de extensão entre a Rua Felisbina Corazzari Matheus até a divisa com Valinhos.
A Prefeitura está finalizando a canalização no córrego Sterzeck, no Jardim Três Irmãos. O trabalho é feito em 400 metros de extensão entre as ruas Clemente Felippi e Antonio Sterzeck, próximo a portaria 4 do condomínio Vista Alegre.
Em caráter emergencial, a Prefeitura realiza a canalização do córrego do sitinho, afluente do rio Capivari, próximo às ruas Suíça, Rocinha e Imigrantes, na região da Capela. O objetivo é sanar problemas de alagamentos em casas localizadas próximas ao local.
Á pedido da Prefeitura, o empreendedor dos loteamentos Parque Santa Rosa e Parque São José, redimensionou as passagens de água com a colocação de aduelas maiores que comportam a vazão em épocas de chuvas intensas.
Agora, para concluir os trabalhos, a Prefeitura executa em aproximadamente 80 metros de extensão, a canalização do córrego, pelo sistema de gabião, O trabalho deverá ser concluído em 20 dias.
Obras concluídas
Recentemente, a Prefeitura concluiu a canalização do córrego da Capela, trecho de aproximadamente 100 metros de extensão entre a Praça Aurora Sudário e Rua Nicolau Von Zuben, com a construção de muro de pedra.
Pelo mesmo sistema, a Prefeitura canalizou no ano passado parte do córrego Pinheirinho, no Jardim Primavera, no trecho de aproximadamente 100 metros de extensão entre a Rua Xanxerê até a Rua Manoel Matheus.
No Distrito Industrial, foi feita em 2011 a canalização, por gabião, do córrego das Indústrias, em trecho de aproximadamente 570 metros de extensão. O trabalho foi feito de forma emergencial pela existência de deslizamento das margens do córrego.
Trabalho antigo
O prefeito Milton Serafim foi também responsável pela canalização de outros três córregos durante os seus primeiro e segundo mandatos como prefeito. O trabalho foi feito em 1.600 metros de extensão no córrego Cachoeira, margeando a Avenida Otávio Tasca; no córrego Pinheirinho, trecho próximo a atual escola Sesi até a confluência com o Córrego Cachoeira; e parte do córrego Sterzeck, no Jardim Três Irmãos, numa área de 1 mil metros de extensão.