Ações ajudaram a intensificar o trabalho de conscientização que já é feito nas escolas municipais no decorrer do ano letivo
Na semana que marcou o retorno das atividades escolares na Rede Municipal de Ensino, da Prefeitura de Vinhedo, os alunos dos ensinos fundamental I e II, do 1º ao 9º ano, e as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) puderam participar de uma semana especial de atividades, de 6 a 10 de fevereiro, focada no combate ao bullying, que é uma espécie de agressão física ou psicológica, realizada de forma intencional e repetitiva entre pares e que ocorre sem motivação evidente e causa dor, angústia e exclusão social em suas vítimas. As atividades intensificaram, inclusive, o trabalho que já é feito durante todo o ano letivo e obedeceram ao projeto de Lei nº 14/2010, de autoria do vereador Carlinhos Paffaro, que visa combater o fenômeno nas escolas.
No desenvolvimento das atividades, professores e equipe técnica das unidades escolares municipais contemplaram, entre um dos trabalhos, a elaboração individual ou em grupo de tiras de quadrinhos, nas quais os estudantes puderam descrever uma situação desta prática como algo indigno e indesejável no cotidiano escolar. “Nas tiras em quadrinho, os alunos puderam trabalhar um desfecho especial e positivo ligado à abolição desse tipo de prática dentro das escolas. Agora, com a elaboração das tiras e dos gibis, a equipe escolar fará durante o primeiro bimestre a troca dos materiais, como forma de melhorar a relação entre os alunos e de troca de experiências de vida”, comentou o vice-prefeiro e secretário municipal da Educação, Jaime Cruz.
A aluna Flávia Pedro da Silva, da Escola Municipal (EM) Dr. Ricardo Junco Neto, por exemplo, enfocou em seu trabalho uma mensagem especial de combate à prática. “Não importa qual seja sua aparência física, o que importa é o que você é por dentro. Todo mundo erra na vida, mas há sempre uma oportunidade de corrigir seus próprios erros. Pode ser hoje, amanhã, um ano para frente, não sei, mas melhor tarde que nunca", escreveu a aluna, que está no 9º ano do ensino fundamental II.
Na EM Integração, no Centro, os docentes estimularam a leitura e a interpretação de textos, a redação e elaboração de materiais de reflexão, enquanto que na EM Professor André Franco Montoro, na Capela, foram promovidas pesquisas e palestras junto aos estudantes. Na EM Dr. Jair Mendes de Barros, no Jardim Três Irmãos, também foram feitas leituras, análises e debates de textos em sala, com a elaboração de um painel sobre regras de convivência e a encenação de uma peça teatral sobre a temática. No Centro Integrado de Cidadania (CIC) EM Eduardo Von Zuben, na Capela, rodas de conversa e leitura, exibição de vídeos e a realização de brincadeiras e jogos sobre o assunto também estiveram entre as atividades promovidas na semana de combate ao bullying.
Outras ações voltadas à erradicação desta prática no ambiente escolar foram realizadas na EM Dom Mathias, na Capela, e na EM Professor Cláudio Gomes, no Centro, escolas municipais nas quais foram desenvolvidas atividades com textos, leituras de livros, elaboração de poesias, jogral, exibição de filmes e músicas, além de dinâmicas de acolhimento e que enfocaram o resgate dos direitos e deveres de cada ser humano. Na EM Professora Magdalena Lébeis, no Jardim Bela Vista, pesquisas e exploração de vários textos relacionados ao tema central e pertinentes ao projeto foram feitas, enquanto que na EM Abel Maria Torres, no bairro Caixa D’Água, os alunos também trabalharam em grupo como os amigos podem ajudar a combater o fenômeno, com a confecção de cartazes.
Ainda nas EMs Dr. Abrahão Aun, no bairro Nova Vinhedo; EM Professor Ricardo Junco Neto, Vila João XXIII, e Professora Maria de Lourdes Von Zuben, Jardim Miriam, foram feitas rodas de conversa, brincadeiras lúdicas, desenhos, textos, dinâmicas em grupo e leituras compartilhadas sobre o tema.