Com inauguração do novo prédio na Capela, Secretaria de Saúde pretende diminuir fila de espera consideravelmente
A partir da segunda quinzena de fevereiro, os pacientes da região da Capela, dos bairros Casa Verde, Jardim Eldorado, Altos do Morumbi e Santa Cândida não precisarão se deslocar até o Jardim São Matheus para receberem atendimento de fisioterapia. O prefeito Milton Serafim inaugura no dia 15 o Centro de Fisioterapia da Capela, montado pela Prefeitura em uma área de 384 metros quadrados, na Rua Juliana Von Zuben Degelo, 105.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, hoje, cerca de 50% dos pacientes que precisam realizar os procedimentos de fisioterapia moram na Capela ou bairros próximos e precisam se deslocar até o Centro Médico do Jardim São Matheus, onde está concentrado na Rede Municipal de Saúde este serviço gratuitamente.
“Com o Centro de Fisioterapia na Capela estaremos melhorando a qualidade do serviço prestado e proporcionando facilidade de acesso aos usuários”, disse o prefeito Milton Serafim.
O Centro de Fisioterapia da Capela funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Serão atendidos no local pacientes encaminhados por médicos ortopedistas, neurologistas e pediatras da Rede Municipal de Saúde. Antes de iniciar as sessões de fisioterapia o paciente passará por uma triagem onde será avaliada o grau de risco e urgência do caso.
De acordo com a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, com a inauguração do Centro de Fisioterapia da Capela haverá uma redução significativa na fila de espera para realização do procedimento. “Diferente dos planos de saúde particulares em que há limite máximo de sessões de fisioterapia autorizadas, na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo o paciente realiza a quantidade de sessões necessárias de acordo com solicitação do médico, não havendo limite de sessões”, explicou a secretária.
A proposta da Prefeitura é reduzir o atendimento dos casos crônicos para o período máximo de espera de 15 a 30 dias. Também haverá redução expressiva dos casos urgentes, que hoje é de no máximo 7 dias.
Obra
O prédio onde funcionará o Centro de Fisioterapia está recebendo os últimos acabamentos internos. A reforma foi feita pelo proprietário do imóvel, de acordo com as solicitações apresentadas pela Prefeitura.
A proposta é transformar o local, no futuro, em um Centro de Reabilitação, o primeiro de Vinhedo, que englobaria além da fisioterapia especialidades como terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.