Cidade ganhará neste ano uma Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas, um Centro de Fisioterapia na Capela e uma nova sede ao Departamento de Vigilância em Saúde; executivo também investe na modernização dos serviços de campo
Contribuir à preservação, à manutenção e ao cuidado da saúde dos moradores e melhorar o acesso aos serviços que são prestados com qualidade no município. A Prefeitura de Vinhedo continua a investir neste ano na Rede Municipal de Saúde e, para tanto, programou-se para destinar aproximadamente 21% do orçamento geral do município previsto para este ano, estimado em mais de R$ 332,8 milhões, à pasta. A aplicação dos recursos já é empenhada na construção de uma nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na região Central, na viabilização de um novo Centro de Fisioterapia na região da Capela e também na construção de um Departamento de Vigilância em Saúde, que possibilitará reunir as equipes e os serviços prestados pelas vigilâncias epidemiológica, sanitária e pelo Centro de Controle de Zoonoses.
Segundo o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, os recursos empenhados pelo executivo na área têm proporcionado inúmeras conquistas à população, que conta, desde 2011, com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Von Zuben e com um Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM). “Além disso, também temos que ressaltar os investimentos voltados à ampliação das especialidades médicas, à compra de mais medicamentos e à contratação de mais profissionais ao quadro da Rede Municipal de Saúde. Inclusive, atingimos na cidade o maior número de médicos para cada grupo de mil habitantes, o maior de nossa história, com 3,02 médicos para cada mil habitantes, enquanto que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de pelo menos um profissional para cada mil habitantes”, afirmou.
Ainda no primeiro semestre deste ano, deve entrar à listagem das conquistas do setor municipal de saúde a criação da UPA. Em construção no Jardim Alves Nogueira, tem localização privilegiada e que facilitará consideravelmente o acesso dos moradores, uma vez que fica entre a Delegacia de Polícia Civil e a sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social, atrás do Terminal Rodoviário Antônio Zechin. A instalação recebe, no momento, os trabalhos de acabamento de revestimento e passa pela estruturação do entorno da instalação.
Até o término das obras, a UPA terá mais de 1,3 mil m² de área construída e funcionará 24 horas, oferecendo estrutura de complexidade intermediária entre as UBS, o pronto-atendimento da Capela e o pronto-socorro da Santa Casa de Vinhedo, ajudando, inclusive, a desafogar a procura por atendimento no hospital. “Nossa expectativa é atender aproximadamente 250 pacientes por dia na UPA e, para tanto, já prevemos a contratação de aproximadamente 70 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais”, afirmou a secretária da pasta, Nádia Capovilla.
Outro importante investimento da Prefeitura de Vinhedo, destinado à ampliação dos serviços prestados em saúde, será a criação do Centro de Fisioterapia na região da Capela, próximo ao terminal rodoviário do bairro. O local, que recebe atualmente os ajustes finais de obra em sua área interna, ajudará a descentralizar a oferta deste tipo de serviço pela Rede Municipal de Saúde, oferecido atualmente pelo Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto, no Jardim São Matheus. “Com a criação deste Centro facilitaremos o acesso de moradores que residem na região e que precisam passar pelos procedimentos de fisioterapia. No futuro a nossa proposta também é transformar este local em um verdadeiro Centro de Reabilitação, o primeiro de Vinhedo a prestar atendimento em outras especialidades, tais como terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia”, explicou o prefeito.
Departamento de Vigilância em Saúde
Modernização dos serviços
Além dos recursos aplicados na expansão dos atendimentos e espaços físicos destinados aos serviços de saúde, o executivo também tem investido na modernização dos trabalhos prestados pelos agentes da pasta durante as visitas periódicas que realizam nas residências da cidade, com a compra de 16 tablets. A partir de fevereiro os equipamentos, que têm o formato de uma prancheta, serão utilizados ao mapeamento de campo realizado pelos agentes e oficiais municipais de saúde e servirão ao preenchimento dos relatórios de visita nas ações de combate à dengue. “Com o uso dos tablets ainda conheceremos melhor o perfil dos cidadãos que residem em Vinhedo, por meio do preenchimento do questionário on-line instalado na ferramenta. Os dados colhidos pelo relatório ajudarão, inclusive, a analisar e estender, conforme as necessidades dos moradores, a oferta ou a criação de mais serviços públicos de saúde no município”, explicou a secretária da pasta.
Com sete polegadas, conectividade Wi-Fi e acesso à internet, os tablets permitirão otimizar o tempo de preenchimento dos formulários e, com isso, agilizar o trabalho desempenhado pelos profissionais de campo. Além de ajudar a levar orientações importantes sobre o combate aos criadouros do mosquito da dengue e dos sintomas relacionados à doença, permitirão que o armazenamento das informações averiguadas junto aos munícipes seja feito de forma mais eficiente e rápida, uma vez que assim que terminarem a visita ao imóvel os dados preenchidos pelos agentes já estarão nos bancos de dados da Secretaria da Saúde.