Operação segue as premissas estabelecidas em Decreto Municipal; intensificação do patrulhamento segue até fevereiro
Nestas quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, a Guarda Civil Municipal têm intensificado as ações de fiscalização voltada ao trânsito de veículos de cargas em Vinhedo. A operação de bloqueio de trânsito, realizada nestas duas datas entre as 7 e 10 horas da manhã em pontos da Avenida Apparecida Tellau Seraphim, principal acesso da cidade pela via Anhanguera, visa fiscalizar o não cumprimento às regras de circulação na malha viária municipal estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 83, de 28 de abril de 2008, que restringe o tráfego de veículos de carga em determinados logradouros do município.
Nas operações feitas pela Guarda Municipal os caminhões são fiscalizados considerando os dispositivos estabelecidos no decreto, que determina a proibição de tráfego de veículos de carga acima de dois eixos nas ruas João Edueta, João Degelo, Antônio Bucci, Roma, Carolina Von Zuben e Afonso Garbuio; nas avenidas Independência, Aparecida Telau Serafim, Imigrantes e também na Estrada da Boiada. Os veículos de carga que tenham o terceiro eixo retrátil também estão incluídos na restrição de tráfego. “As restrições de circulação, contudo, não são aplicáveis aos veículos que necessitem efetuar os serviços de carga e descarga, mediante apresentação da nota fiscal da mercadoria; aos utilizados no sistema de limpeza pública, pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, aos que prestam atendimento emergencial aos moradores e aos destinados ao abastecimento e ao atendimento do hospital. Aos que são licenciados em Vinhedo, a restrição também não é aplicada”, explicou o comandante da corporação, Osmir Cruz.
Na operação de quinta-feira, a Guarda Civil Municipal averiguou cerca de 200 veículos e, destes, 30 foram considerados infratores por não estarem de acordo com as regras estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 83/2008. Aos infratores estão previstas as aplicações das penalidades estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especialmente as constantes no artigo 187, que contemplam aplicação de multa e, em casos específicos, a apreensão do veículo. Ainda segundo a Guarda, a fiscalização segue pelos próximos meses e será feita em dias, locais e horários diversificados, inclusive durante as madrugadas.
A ação
A operação de bloqueio de trânsito, aplicável aos veículos de carga com mais de dois eixos, visa, sobretudo, disciplinar os serviços de carga e descarga no município e também fixar a tonelagem máxima permitida aos que circulam pelas vias públicas municipais. A ação, ainda, fixa e sinaliza as zonas de silêncio – sobretudo durante as madrugadas – e de trânsito e tráfego em condições especiais, objetivando preservar a malha viária do município e proporcionar mais bem-estar e segurança aos moradores da cidade.