12 DEZ 2011
Avião Xavante, da praça Francisco Hitner, volta às cores originais

Revitalização foi feita por sargentos da FAB, com o apoio da Prefeitura

Quatro sargentos do Parque de Material Aeronáutico de Recife concluíram no último final de semana (10 e 11), o trabalho de revitalização da aeronave Xavante AT 26, instalado na Praça Francisco Hitner, no Jardim Itália.

O avião recebeu nova pintura, com as cores terra, verde folha, verde oliva e cinza claro, marcações de salvamento, insígnias, inscrições, matrícula e bandeira, retornando às suas características originais. O trabalho demorou aproximadamente dez dias.

Para que a aeronave exposta fique ainda mais fiel à sua versão original, o Secretário de Serviços Municipais, Arthur Biancalana, informa que está trazendo para Vinhedo os recipientes onde ficavam as bombas que o avião carregava na época para serem instalados.

Antes de ser doado para Vinhedo, o Xavante AT 26, era usado como aeronave de caça para ataque e treinamento em Natal (RN). Sua missão era, por exemplo, interceptar uma aeronave que invadisse o espaço aéreo brasileiro sem permissão. Era também o avião utilizado para treinamento do piloto de caça também, quando voavam o instrutor e o aluno. Na época, Vinhedo foi a 6ª cidade do país presenteada com esse tipo de aeronave que antes de ser aposentada voou mais de 6 mil horas em missões de treinamento e ataques de solo.

O trabalho de revitalização da aeronave foi feito pelos sargentos do Parque de Material Aeronáutico de Recife: João Rafael Hirt, Clauberto Francisco da Silva, Jaime Eduardo de Queiróz e Eduardo Francisco de Souza Araújo.

Na Praça Hitner desde setembro de 2008, o Xavante AT 26, de 1959, foi doado pela Força Aérea Brasileira – FAB por intermédio do Cel. Guidi como um símbolo, um monumento aos pracinhas vinhedenses que lutaram na 2ª Guerra Mundial. A revitalização da aeronave foi também foi solicitada pelo Coronel Aviador Ricardo Guidi, em 2009, encontrando total receptividade por parte da Prefeitura de Vinhedo.