Iniciativa visa proporcionar mais segurança para comerciantes e consumidores durante as compras de fim de ano
A partir de 1º de dezembro vários estabelecimentos comerciais de Vinhedo estenderão o horário de seu funcionamento, das 8 às 22 horas, em decorrência da proximidade das festas de fim de ano. Para proporcionar mais segurança à população que optar pelo horário ampliado para realização de suas compras natalinas e de Ano-Novo, a Guarda Civil Municipal – órgão que integra a Prefeitura de Vinhedo – intensificará o patrulhamento preventivo nas regiões Central, Nova Vinhedo, Capela e do Portal, dentro da Operação Natal.
Segundo o comandante da corporação de segurança municipal, Osmir Cruz, a proposta da operação é oferecer mais tranquilidade e segurança tanto aos comerciantes quanto aos consumidores desde o momento em que ocorrer a abertura dos estabelecimentos comerciais até o seu fechamento. “Por determinação do prefeito Milton Serafim desenvolveremos esta ação para oferecer mais conforto e tranquilidade às pessoas durante o momento em que realizam suas compras. Para tanto, enfocaremos atividades que visam prevenir a prática de furtos e roubos”, destacou.
O secretário de Transportes e Segurança, Toninho Falsarella, também ressaltou que para que o pratulhamento preventivo possa ser intensificado neste período a população contará com os trabalhos do Grupo de Ações Motociclísticas (GAM), da equipe de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) e do Canil Municipal, que realizarão rondas durante todo o dia nas principais regiões comerciais da cidade. “Além da presença da Guarda com suas viaturas, o principal foco da operação será o patrulhamento a pé feito pelos integrantes da corporação, no qual os guardas civis municipais percorrerão as ruas comerciais do município, sobretudo, nos pontos de maior circulação de pessoas nesta época do ano, proporcionando mais segurança a todos no horário especial de funcionamento”, explicou.
Também durante a Operação Natal as equipes da Guarda atuarão em cooperação com as Polícias Militar e Civil. O patrulhamento nas demais regiões da cidade continuará a ser feito normalmente. Sempre que a população se sentir ameaçada, pode acionar as forças de segurança por meio dos telefones: 153 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar).