Mostra contará com trabalhos produzidos por alunos de todas as escolares da Rede Municipal de Ensino e será realizada no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini
De 22 a 26 de novembro, a Prefeitura de Vinhedo – por meio da Secretaria da Educação – promoverá a 1ª Exposição de Arte Naïf. A mostra contará com trabalhos produzidos pelos alunos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo e terá como tema “Cotidiano, um olhar ingênuo”. A exposição poderá ser prestigiada de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e no sábado, dia 26, das 9 às 13 horas, no salão de exposições do Centro Cultural “Engenheiro Guerino Mário Pescarini”, na Rua Monteiro de Barros, no Centro. A abertura oficial do evento está marcada para o dia 21, às 18 horas, no mesmo local.
Considerada ingênua, instintiva e até primitiva, a arte Naïf contempla um tipo de pintura feita por artistas autodidatas e que não seguem escola artística ou tendência. Geralmente, apresenta obras ricas em cores e ambientes diversificados, que transmitem a visão de natureza idílica aos seus apreciadores. No Brasil, teve como um de seus principais representantes o cenógrafo e desenhista do século XVIII, Leandro Joaquim. “Nos dois últimos meses os professores trabalharam este tipo de conceito artístico em sala de aula e estimularam a produção desta arte popular junto aos seus estudantes. Agora, os desenhos produzidos poderão ser vistos e prestigiados por todos os moradores da cidade”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Segundo o secretário da pasta e vice-prefeito, Jaime Cruz, para realizar a mostra foram selecionados cerca de 400 desenhos feitos pelos alunos da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa envolveu mais de dez mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. “Com a realização de uma exposição especialmente focada neste tipo de expressão artística conseguimos estimular a criatividade de nossos alunos e propor mais uma forma de aprendizagem totalmente prática e lúdica. Com a iniciativa, também se tornou possível incentivar entre os estudantes o desenvolvimento de seus próprios projetos e a mostrar para toda população que nas escolas municipais há alunos muito talentosos e habilidosos”, disse.
Todos os trabalhos produzidos, incluindo os que não forem apresentados durante a mostra, também serão expostos nas unidades escolares municipais. Além da exposição composta por ilustrações produzidas pelos estudantes, os visitantes da mostra ainda poderão apreciar durante o evento as telas da artista Eliete Tordin, que também integrarão a atividade. Autodidata em arte Naïf, Eliete reside em Valinhos e utiliza lembranças de sua infância para produzir as suas obras. Suas telas, aliás, já foram expostas em Campinas e São Paulo – incluindo o Salão de Arte Contemporânea Campinas, o Salão de Artes Figurativa Moderna e a Galeria Bric a Brac – e na Europa, como o Palácio Sotto Mayor e Colorida Art Gallery de Lisboa, em Portugal.
Segundo o crítico Gilson Barreto, membro da Associação dos Críticos de Arte de Campinas (ACCA), a artista valinhense retrata em sua arte o espírito do próprio homem do campo e cria lugares lúdicos, que deixam seus apreciadores com vontade de habitá-los. “Não imponho normas nem limites às paisagens imaginárias da minha pintura. Apenas me deixo envolver pelas lembranças de uma infância feliz e pela bela e singular paisagem da região onde moro, mantendo a simplicidade e uma forma de expressão espontânea e ingênua”, disse a artista.