Roubo aconteceu na noite desta segunda-feira (12); Guarda Civil Municipal abordou suspeito nesta terça-feira (13), logo após ter passado por uma das câmeras da ferramenta
Na tarde desta terça-feira, 13 de setembro, mais uma ação de segurança foi realizada em Vinhedo com a ajuda do novo sistema de monitoramento da Prefeitura, em operação no Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM). Desta vez, a Guarda Civil Municipal conseguiu abordar um homem suspeito pelo roubo de uma motocicleta. O crime foi praticado na noite desta segunda-feira, dia 12, no bairro Vila João XXIII.
Segundo informações da Guarda Civil Municipal, a ação de interceptação do suspeito só foi possível porque a vítima efetuou um boletim de ocorrência logo após o roubo e as características do veículo foram inseridas no banco de dados do novo sistema de monitoramento, que identificou a entrada da moto roubada pela Estrada do Observatório, por volta das 14h50 desta terça-feira (13). Imediatamente, a equipe do CICOM acionou as equipes de patrulhamento preventivo mais próximas do local para averiguação do suspeito. “O homem foi abordado na entrada do Jardim Melle, na Estrada Municipal da Fazenda Sant’Anna, e em seguida foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil, encontrando-se agora à disposição da justiça”, comentou o comandante da corporação, Osmir Cruz.
Nesta semana, esta é a segunda vez que o novo sistema de monitoramento da Prefeitura – em operação desde o primeiro semestre deste ano – ajuda na resolução de uma ocorrência na cidade. No domingo, 11 de setembro, um veículo suspeito de ter sido clonado foi abordado na Avenida Cachalote, no Residencial Aquários, após ter sua entrada identificada na cidade por meio das câmeras instaladas na Rodovia Vereador Geraldo Dias, no acesso de Vinhedo-Louveira.
De acordo com a Guarda, os dados do automóvel entraram para a lista de suspeitos após o verdadeiro proprietário do veículo, residente em Mauá, ter recebido uma notificação de autuação por infração em Vinhedo e ter registrado um boletim de ocorrência, alegando nunca ter estado no município. Nesta ocorrência, o veículo – suspeito de ter sido clonado – foi recolhido e encaminhado à perícia da Polícia Civil (PC), sendo que o motorista também foi apresentado na delegacia da PC para prestar depoimento.
Efetividade ampliada
Por ajudar efetivamente nas ações e operações de segurança na cidade, o secretário de Transportes e Segurança, Toninho Falsarella, destacou que a abrangência do novo sistema de monitoramento será ampliada na cidade com a instalação de mais câmeras de segurança em outros cinco pontos do município: na Avenida Aparecida Telau Serafim, no Distrito Industrial, na saída do bairro Santa Cândida, na saída da Capela para Anhanguera e na saída da Rua João Edueta, no acesso à rodovia Miguel Melhado Campos. “Estes pontos ainda não haviam sido contemplados na primeira etapa de instalação do sistema por questões de ordem técnica. Contudo, agora será possível estendermos a abrangência da ferramenta para estas novas localidades, sempre com o objetivo de proporcionar mais segurança à população vinhedense”, comentou.
Até o momento, o sistema contempla 24 câmeras de monitoramento espalhadas em diferentes pontos de entrada e saída de Vinhedo. Estes recursos ajudam a efetuar o armazenamento de dados relacionados aos veículos que entram e saem do município, permitindo – inclusive – a elaboração de pesquisas, análises e estudos focados no combate da criminalidade na cidade, incluindo a averiguação imediata dos veículos indicados como suspeitos assim que entram em Vinhedo.