Usuários dos serviços socioassistenciais terão prontuário único; iniciativa permite conhecer ainda mais as necessidades dos cidadãos e elaborar mais projetos para beneficiá-los
Ao promover a urbanização digital, com a estruturação de uma avançada rede tecnológica de serviços aos moradores com o projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, a Prefeitura de Vinhedo não apenas moderniza sua gestão governamental, mas oferece e aperfeiçoa uma série de iniciativas focadas à população. Exemplo disso são os recentes avanços conquistados na área social, que integram as políticas públicas que norteiam a iniciativa e que foram estruturadas visando o desenvolvimento social, econômico, urbano e de governança do município.
De acordo com o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, o projeto SIM Vinhedo Digital promove atualmente a melhoria das condições operacionais da Secretaria de Assistência Social, disponibilizando e otimizando o uso de ferramentas que colaboram à elaboração e execução de ações estratégicas e de planejamento vinculados à pasta. “Além de tornar mais ágil o processo de atendimento dos usuários, o projeto permite que o executivo planeje novas iniciativas públicas conforme as demandas municipais, objetivando oferecer sempre mais qualidade em serviços e atender as principais necessidades detectadas junto à sociedade. Desta forma, conseguimos aperfeiçoar a administração pública e a melhorar frequentemente as tomadas de decisão, tornando-as mais eficientes em prol aos munícipes”, disse.
Responsável pelo processo de sistematização do Cadastro Técnico Municipal (CTM) – denominação do banco de dados que será utilizado no atendimento ao cidadão em todas as repartições públicas da cidade -, o especialista em administração pública, professor Luciano Cintrão, explicou que o SIM Vinhedo Digital também já permitiu realizar um diagnóstico aprofundado dos usuários socioassistenciais da cidade, que somam mais de 4,1 mil atualmente. Com base no levantamento, o professor relatou que foi construída uma matriz estruturadora de informações, de atualização periódica e constante, que permite verificar, por exemplo, a localização espacial do público-alvo de determinado programa e a pensar em ações que o beneficie diretamente, monitorando e detectando continuamente quais são as reais necessidades dos usuários em Vinhedo.
Estrutura e prontuário único
Para avançar cada vez mais na área social com o auxílio de ferramentas digitais, a Prefeitura de Vinhedo realiza no momento a modernização da infraestrutura tecnológica da Secretaria de Assistência Social e oferece treinamentos para a utilização dos recursos do SIM Vinhedo Digital aos servidores que atuam na sede da pasta, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), incluindo a forma correta para utilização e registro do prontuário único do cidadão, que passará a ser utilizado em todas as unidades de atendimento socioassistencial.
Segundo a secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim, o uso deste prontuário já iniciará nos próximos dias no CRAS Centro e no CREAS, sendo que a partir de setembro será estendido às unidades de atendimento na Capela e Nova Vinhedo. “O prontuário é o histórico unificado do atendimento do cidadão, que poderá ser consultado e utilizado em qualquer unidade municipal da Secretaria. Com isso, unificaremos as informações de todos os atendimentos realizados, inclusive os que já estavam arquivados, e beneficiaremos cada vez mais os assistidos na área assistencial”, disse.
Após a implementação completa deste prontuário único, recursos semelhantes também serão disponibilizados às entidades assistenciais.
O projeto
O projeto SIM Vinhedo Digital, que transformará o município em uma Cidade Digital, prevê a criação de uma rede digital de serviços aos moradores e interligação e unificação da rede de dados utilizada por todas as secretarias, autarquias e órgãos municipais, estaduais e federais instaladas no município. Para tanto, mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico foi instalado em toda a cidade e atualmente também é feita a colocação de antenas de transmissão via rádio em diferentes pontos de Vinhedo, que ajudarão a redistribuir o sinal de acesso à internet gratuita no município inclusive aos cidadãos.