Encontro reuniu integrantes da corporação de diversas cidades da RMC e também da Região Metropolitana da Baixada Santista
Mais de 30 integrantes de diversas Defesas Civis das regiões Metropolitana de Campinas (RMC) e da Baixada Santista participaram na terça-feira, 30 de agosto, de uma etapa do curso de formação de agentes no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (CEPROVI). Com 108 horas de duração, a capacitação teve início em 16 de agosto e é promovida pelo Departamento de Defesa Civil de Campinas e pela Escola de Governo e Desenvolvimento Servidor da Secretaria Municipal de Recursos Humanos da cidade. A realização também conta com o apoio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil e tem previsão de término estipulada para 16 de setembro.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal de Vinhedo, Maurício Barone, esta etapa do curso realizada na cidade enfocou a abordagem da psicologia para auxílio de vítimas de desastres e noções e práticas de primeiros-socorros. Nesta última atividade, os participantes do treinamento puderam ainda realizar diferentes simulados e contaram com a ajuda e orientações dos membros da equipe de resgate da Prefeitura de Vinhedo.
Entre os assuntos que contemplam a carga horário do curso, voltado à formação de agentes de Defesa Civil, estão os relacionados ao sistema de comando em operações, formas de ação em situações de anormalidade, curso básico de meteorologia, direção defensiva, procedimentos e primeiros-socorros, brigada de incêndio, atuação junto ao Corpo de Bombeiros durante a Operação Verão, dentre outros temas relevantes às equipes.