Cursos integram atividades previstas nos programas “Ler e Escrever”, “Entre na Roda” e “Brincar”
Educadores da Rede Municipal de Ensino participam atualmente de diversas capacitações previstas dentro das atividades dos programas “Ler e Escrever”, “Entre na Roda” e “Brincar”, promovidos na cidade em parceria entre a Prefeitura, o Governo Estadual e a Fundação Volkswagen, respectivamente. Realizados no Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Benta, os cursos promovem a atualização docente e contribuem, consequentemente, à melhoria da educação ministrada nas unidades escolares municipais.
No programa “Ler e Escrever”, por exemplo, os educadores têm trabalhado conceitos relacionados à elaboração coletiva do planejamento escolar e feito discussões sobre a flexibilidade das práticas didáticas junto aos estudantes, com o objetivo de propiciar aos educandos o melhor aproveitamento do processo de aprendizagem. “É com base no planejamento pedagógico que as atividades são realizadas. Desta forma, é uma importante ferramenta de orientação das ações didáticas e ajuda a transformar em realidade os objetivos previstos nas atividades realizadas pelos professores, enfocando sempre o aproveitamento e desenvolvimento escolar do aluno”, comentou o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz.
Além de trabalharem os conceitos relacionados ao planejamento, nos encontros promovidos dentro do programa “Ler e Escrever” os docentes também discutem as expectativas de aprendizagem das disciplinas de língua portuguesa e matemática, abordando estratégias e possibilidades de trabalho em sala de aula, a fim de auxiliar os educandos a avançar cada vez mais na construção de seu conhecimento. “Refletindo sobre as condições didáticas é possível aperfeiçoar as formas de ministrar os conteúdos pedagógicos aos alunos, analisando os melhores caminhos à otimização do processo de ensino”, disse Jaime Cruz.
Destinado aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, o programa “Ler e Escrever” contempla atividades didáticas que complementam o trabalho dos educadores nas aulas de língua portuguesa e matemática, visando ampliar entre os alunos a leitura e escrita para que sejam capazes de utilizar estas habilidades na compreensão de diferentes tipos de conhecimento. O projeto contempla, inclusive, a utilização de materiais didáticos fornecidos gratuitamente aos estudantes da Rede Municipal de Ensino pelo executivo em parceria com o Governo Estadual.
Educação infantil
Além das capacitações destinadas aos docentes do ensino fundamental, os educadores da educação infantil também passam por cursos de qualificação profissional e que integram as atividades dos projetos “Brincar” e “Entre na Roda”, promovidos na cidade em parceria com a Fundação Volkswagen. A capacitação do projeto "Brincar" , que tem como objetivo incentivar as brincadeiras infantis, aconteceu na última semana e reuniu aproximadamente 45 profissionais.
Já a capacitação do “Entre na Roda”, que visa estimular a leitura e ampliar o conhecimento de diferentes gêneros textuais entre os alunos, acontecerá nesta sexta-feira, 26 de agosto. Na última semana, a capacitação do programa aconteceu em São Paulo e foi destinada às ações em andamento na Escola Municipal (EM) Dom Mathias, na Capela, escolhida para ser a escola-piloto do projeto no ensino fundamental da cidade.