Curso terá o total de 108 horas; aulas também serão promovidas em Vinhedo
Integrantes da equipe da Defesa Civil Municipal – órgão integrante da Prefeitura de Vinhedo – participam atualmente de um curso de formação de agentes em Defesa Civil, promovido pelo Departamento de Defesa Civil de Campinas e pela Escola de Governo e Desenvolvimento Servidor da Secretaria Municipal de Recursos Humanos da cidade. Com carga horária de 108 horas, a capacitação conta com o apoio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Campinas e foi iniciada no último dia 12, com encerramento previsto para 16 de setembro.
De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, Maurício Barone, uma etapa do curso está prevista para ser realizada em Vinhedo no dia 30, em local a ser definido. As aulas terão como tema noções e práticas de primeiros-socorros. “A formação continuada dos agentes engloba a participação de diversos municípios da região de Campinas e enfoca as várias atividades e ações que podem ser promovidas pelo grupo, sobretudo às relacionadas à prevenção, como a Operação Estiagem, e ações integradas entre as cidades”, afirmou.
Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, a participação de integrantes da Defesa Civil Municipal no curso reflete o esforço da Prefeitura em sempre oferecer aos seus profissionais treinamentos e atualizações, para que possam desempenhar cada vez melhor o seu trabalho e prestar serviços qualificados à população. “Quando criamos a Defesa Civil Municipal, em 2010, queríamos realmente melhorar a estruturação de ações preventivas na cidade, para minimizar os problemas ocasionados por desastres naturais, e também oferecer aos cidadãos mais um serviço de qualidade e voltado ao seu bem-estar e segurança. Hoje, com nossa equipe formada, estimulamos a frequente participação do grupo em capacitações que colaboram à sua formação profissional”, destacou.
Entre os assuntos previstos para serem abordados durante o treinamento de 108 horas, estão os relacionados ao sistema de comando em operações, formas de ação em situações de anormalidade, curso básico de meteorologia, direção defensiva, procedimentos e primeiros-socorros, brigada de incêndio, atuação junto ao Corpo de Bombeiros durante a Operação Verão, dentre outros temas relevantes às equipes.