Iniciativa visa conscientizar população sobre dificuldades enfrentadas pelas pessoas que têm algum tipo de necessidade especial e promover a inclusão social
Para discutir a importância da inclusão social e promover vivências que coloquem a sociedade mais próxima da rotina vivida por pessoas com algum tipo de necessidade especial, será realizada de 22 a 27 de agosto a oitava edição da Semana da Pessoa com Deficiência de Vinhedo.
Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a realização conta com o apoio da Prefeitura – por meio da Secretaria de Assistência Social – e contempla uma série de atividades, incluindo apresentações culturais nas unidades escolares municipais e em diferentes empresas alocadas no município, a serem realizadas pelos assistidos do Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi), do Lar Carlos Augusto de Braga (LarCAB) e da Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (Apabex).
Além das apresentações, a Semana também engloba a realização do evento “Desafios Esportivos”, no qual os usuários de entidades assistenciais participarão de diversas modalidades esportivas a serem promovidas nas escolas municipais; e a promoção de atividades de vivência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que proporcionarão aos interessados a oportunidade de experimentar situações com cadeiras de rodas e tapa-olhos, aproximando-os da realidade vivida pelas pessoas com deficiência física ou visual. “Desta forma, ao mesmo tempo em que será promovida a troca de experiências, os participantes também poderão se colocar no lugar do próximo para entendê-lo melhor, passando a refletir mais sobre o assunto e a participar mais das iniciativas que beneficiem este público na cidade”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Para a secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, a realização da Semana também será uma forma de homenagear as pessoas com algum tipo de deficiência, realçando sua vontade de viver, e mostrar sua importância à sociedade. “Por isso, convidamos todos a participar desta iniciativa e a prestigiar as atividades que acontecerão em diferentes locais do município”, disse.
A abertura oficial da Semana da Pessoa com Deficiência de Vinhedo acontecerá em 22 de agosto, às 14 horas, no LarCAB. Nesta oportunidade, os presentes poderão assistir a apresentação do músico Cau do Teclado e uma palestra com a psicóloga e pedagoga Viviane Maria Missio. Atuando há mais de dois anos na psicologia escolar da Rede Municipal de Ensino, Viviane é deficiente visual e integra a equipe de educação especial da Secretaria da Educação. Em sua palestra, abordará a rotina de um deficiente visual, com seus desafios e conquistas.
Serviço:
Confira também as outras atividades que integram a realização:
22 de agosto: abertura oficial com apresentação do músico Cau do Teclado e palestra com a psicóloga Viviane Maria Missio, às 14 horas, no LarCAB – Rua Paraíba, nº 90, Vila João XXIII.
23 de agosto: pronunciamento sobre os objetivos da Semana da Pessoa com Deficiência, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vinhedo.
24 de agosto: abordagem e atendimento à pessoa com deficiência, com a presença dos Guardas Civis Municipais de Vinhedo, dos municípios vizinhos e dos policiais militares da região, às 8h30, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (CEPROVI) – Avenida Independência, nº 5.407, Jardim Alba.
25 de agosto: 2º Encontro Regional de Profissionais de Educação Física para discutir o tema “Desporto Paraolímpico”, às 19h30, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (CEPROVI) – Avenida Independência, nº 5.407, Jardim Alba.
27 de agosto: Feira de Exposições e Festival Esportivo-Cultural com apresentação de trabalhos da pintora com boca Daniela Caburro, às 8h30, na Escola Municipal Centro Integrado de Cidadania Eduardo Von Zuben – Estrada da Capela, nº 2.000, Capela.