Direitos da criança e processos de aprendizagem estiveram entre assuntos abordados; direito ao hábito de brincar esteve entre os principais temas discutidos
Aproximadamente 160 professores que atuam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Prefeitura de Vinhedo participaram na quarta-feira, 6 de julho, de uma reunião para discutir os projetos curriculares que norteiam as atividades desenvolvidas com os alunos de quatro meses a seis anos incompletos, atendidos nas escolas municipais. O encontro foi promovido no CEI Sítio do Pica-pau Amarelo, nos períodos da manhã e da tarde, e abordou as propostas pedagógicas sugeridas pelo Conselho Nacional de Educação e que compõem as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que visam promover o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuir à construção de sua identidade pessoal e coletiva.
Durante a reunião os educadores tiveram a oportunidade de refletir acerca de diversas temáticas relacionadas aos estudantes, tais como os processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como os seus direitos à proteção, saúde, liberdade, confiança, respeito, dignidade, convivência e interação com outras crianças. Nesta oportunidade, os presentes ainda realizaram grupos de estudo e apresentaram, ao fim do encontro, os principais pontos relacionados às diretrizes. “Os educandos são o centro do planejamento didático e, para tanto, é fundamental estudar e analisar tudo o que se relaciona ao atendimento dos alunos. Este processo é indispensável à valorização da criança e ajuda a garantir o melhor aproveitamento de seu processo educativo”, disse o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Para o vice-prefeito e secretário da pasta, Jaime Cruz, estas discussões junto à equipe de educadores também auxiliam na vivência profissional e, consequentemente, fazem com que a escola participe ativamente da elaboração de ações que colaboram à qualidade de ensino. “Com isso, o educando ganha mais respaldo durante sua formação escolar e os profissionais da educação mais conhecimento e autonomia para desempenhar as atividades”, explicou.
De acordo com a equipe que coordena os trabalhos da educação infantil na Rede Municipal de Ensino, a reflexão sobre as diretrizes curriculares nacionais é uma atividade frequente e que continuará a ser feita no decorrer do ano letivo. Esta iniciativa ajuda – inclusive – a realizar o acompanhamento do trabalho pedagógico e a avaliar o aproveitamento da criança em relação ao conteúdo administrado em sala de aula.
Brincar
O direito e o estímulo à brincadeira – premissas estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica – também estiveram entre os principais tópicos discutidos no encontro. O tema ocupou lugar de destaque nas abordagens propostas uma vez que, atualmente, muitas crianças não têm mais tempo para brincar de forma livre e espontânea, sobretudo com o aumento de recursos tecnológicos e com a rotina diária imposta por muitas famílias. “Inúmeros são os benefícios da brincadeira no desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Por isso, não poderíamos deixar de aproveitar a oportunidade para discutir este direito fundamental ao seu crescimento pleno”, comentou o vice-prefeito e secretário da Educação.
Em Vinhedo, este hábito tão saudável e essencial ao desenvolvimento infantil é estimulado nos CEIs com a ajuda do projeto “Brincar”, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Volkswagen. Adotado em 2010 na Rede Municipal de Ensino, a iniciativa ressalta a importância do brincar entre as crianças com o emprego de músicas, jogos e brincadeiras da cultura brasileira em atividades propostas pelos educadores, que resgatam as atividades típicas da infância. “Este projeto nos ajuda muito neste aspecto e, por isso, continuaremos a oferecê-lo e a valorizá-lo na cidade”, disse Jaime Cruz.