Equipamentos recém-adquiridos pela Prefeitura de Vinhedo foram utilizados durante a operação
A Defesa Civil Municipal – órgão pertencente à Prefeitura de Vinhedo – atuou em cooperação com o Corpo de Bombeiros no controle ao foco de incêndio detectado nas proximidades do Parque Municipal Jayme Ferragut, na última quinta-feira (7). O incidente – que iniciou por volta das 18 horas – foi controlado próximo às 4 horas da manhã da sexta-feira (8) e aconteceu em local considerado de difícil acesso. Estima-se que a área afetada tenha sido de, aproximadamente, 33 mil m².
De acordo com o órgão, as equipes que atuaram no atendimento à ocorrência fizeram todo o acompanhamento técnico indicado no caso e utilizaram no combate ao fogo, além da aparelhagem do Corpo de Bombeiros, os equipamentos recém-adquiridos pela Prefeitura à Defesa Civil Municipal, como o tanque de 700 litros de água – que tem jatos que alcançam até 30 metros –, e as bolsas costais, que têm reservatório de água de 20 litros e que permitem que o usuário caminhe e transporte o minitanque com segurança e comodidade nas costas, utilizando jatos focais de curta e longa distância no combate ao fogo. Nesta oportunidade, também foram utilizados abafadores.
Ainda segundo a Defesa Civil, as causas do incêndio não foram confirmadas e não houve registro de vítimas humanas. Também atuaram na ação os membros doGrupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), equipe que integra a Guarda Civil Municipal, e funcionários treinados da Secretaria de Serviços Municipais.
Para denunciar focos de incêndio na cidade, basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, ou com a Defesa Civil ou GAPA pelo telefone 153, para que seja feita a verificação da localidade informada. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente também pode ser acionada pelo telefone: (19) 3826-2300.
Operação Estiagem
De julho a setembro, a Defesa Civil Municipal promove em Vinhedo a Operação Estiagem, com enfoque em ações preventivas e contingenciais direcionadas aos problemas relacionados a esta época do ano, que é caracterizada pela baixa umidade relativa do ar – que pode causar complicações alérgicas e respiratórias –, ondas de frio, geadas e pela maior probabilidade de incêndios nas áreas rural e urbana.
Entre as ações da iniciativa, está uma campanha de alerta e de conscientização junto à população de Vinhedo sobre o perigo das queimadas. Os trabalhos tiveram início na última semana e são realizados pelos técnicos da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que percorrem chácaras e sítios para entrega do folheto informativo e de orientação da campanha.