Escolas de educação infantil e ensino fundamental incrementam atividades e programas escolares e contam neste ano com mais projetos que incentivam diferentes habilidades dos alunos
A área educacional em Vinhedo obteve ótimos resultados durante o primeiro semestre de 2011, com a adoção de novos programas, melhorias da infraestrutura e ampliação dos prédios escolares, construção de duas novas escolas, disponibilização de laboratórios de informática de ensino fundamental e também com a valorização e capacitação dos profissionais da educação. Para tanto, a Prefeitura tem realizado inúmeros investimentos no setor, com o objetivo de aprimorar cada vez mais a qualidade da educação ofertada aos mais de dez mil estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Para o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, os investimentos realizados pelo poder executivo na Educação refletem a seriedade da Prefeitura em relação às práticas didáticas e à infraestrutura oferecida aos alunos. “Sabemos que a educação é primordial ao desenvolvimento pessoal e da comunidade. Por isso, fazemos questão de oferecer aos nossos educandos o que há de melhor em termos pedagógicos e trabalhamos incansavelmente para que tenham espaços adequados à elaboração de suas atividades, inclusive prezando pelo aumento no número de vagas na Rede”, disse.
Na educação infantil, entre os principais aspectos positivos do primeiro semestre de 2011, estão a continuidade do programa “Sun” e “Brincar” e a adoção do projeto “Entre na Roda”. O primeiro é focado no ensino de um segundo idioma – o inglês – aos alunos a partir dos três anos, enquanto que o segundo proporciona o resgate de brincadeiras, para que as crianças não percam o contato com jogos e atividades típicas da cultura brasileira. Já o “Entre na Roda” é destinado ao estímulo e ao fortalecimento do hábito da leitura ainda na educação infantil. Este projeto, juntamente com o “Brincar”, é promovido na cidade por meio de parceria entre a Prefeitura e a Fundação Volkswagen. Segundo a coordenação infantil da Rede Municipal, Vinhedo é privilegiada por ofertar estes dois projetos, pois geralmente a Fundação disponibiliza apenas um programa por município. “Contudo, após verificarem o quão séria é a gestão educacional na cidade, concederam o direito de desenvolver as duas iniciativas, beneficiando cada vez mais os alunos”, comentou o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz.
No ensino fundamental, a Escola Municipal (EM) Dom Mathias foi escolhida para ser a escola-piloto do projeto de incentivo à leitura “Entre na Roda”, com a intenção de expandir o programa a todas as unidades municipais, de 1º a 5º ano, ainda em 2012. Outra novidade deste semestre para o ensino fundamental foi o oferecimento do programa “São Paulo faz Escola” aos alunos do 6º ao 9º ano. A iniciativa, ofertada em parceria com o Governo Estadual, enriquece o trabalho feito pelos professores em sala de aula com o uso de apostilas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Educação Física e Arte. Conforme a coordenação pedagógica do Ensino Fundamental, as atividades previstas com o uso do material – disponibilizados sem algum custo à municipalidade – auxiliam significativamente às ações do calendário escolar regular, incrementando os conteúdos passados aos estudantes e enriquecendo seu conhecimento.
Na área de materiais e infraestrutura, outra conquista que merece destaque no primeiro semestre de 2011 é a volta das salas informatizadas nas escolas de ensino fundamental, para realização de atividades pedagógicas que contemplam a inclusão digital dos estudantes. “Na educação infantil disponibilizamos em 2010 mesas informatizadas que colaboram à formação dos educandos. Agora, os alunos do ensino fundamental também podem voltar a fazer suas atividades nos laboratórios de informática, que têm espaços adequados e modernos equipamentos”, explicou o prefeito Milton Serafim.
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o principal diferencial do primeiro semestre letivo ficou por conta da criação do Programa de Alfabetização e Desenvolvimento Integral (Proadi), que passou a colaborar também à formação de pessoas com algum tipo de transtorno mental, atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). De acordo com a coordenação da EJA, atualmente dez pacientes e mais três alunos da comunidade aproveitam a oportunidade para voltar a estudar, contando com atividades específicas que prezam pelo desenvolvimento individual dos estudantes e com a atenção especial da equipe de educação especial da Secretaria da Educação e dos profissionais da Secretaria da Saúde.
A inclusão social não fica restrita aos alunos da EJA. A Educação Especial, que colabora à adaptação escolar de mais de 330 estudantes na Rede Municipal de Ensino, também obteve bons resultados durante o primeiro semestre e enfatizou entre as principais iniciativas de 2011 a doação de materiais de tecnologia assistiva para os alunos das unidades municipais, em parceria com o Centro Educacional Integrado de Vinhedo (Ceivi). Os kits contemplaram diversos produtos e recursos para oferecer mais facilidades e independência às pessoas com necessidade especial, auxiliando-as de forma prática e funcional em seu dia a dia, dentro ou fora da escola. De acordo com a coordenação de educação especial, houve ainda a compra de novos equipamentos para uso de pessoas com deficiência visual, como o software capaz de converter informações visuais em voz e duas modernas máquinas de escrever em braile.
Reuniões e capacitações
Para elaborar as atividades e trocar experiências sobre as iniciativas que norteiam as ações no ambiente escolar, a Secretaria da Educação continuou neste semestre letivo a realizar reuniões regulares com a equipe das unidades educacionais, com o objetivo de verificar as melhores práticas pedagógicas para serem adotadas em sala. “Os bons resultados são reflexo de uma equipe qualificada, focada em ações que prezam pela qualidade pedagógica das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino”, enfatizou Jaime Cruz.
Até este mês, a Prefeitura promoveu 40 capacitações voltadas para a equipe escolar, além de encontros regulares. Para o secretário da pasta, estas realizações colaboram efetivamente à valorização profissional da equipe e também contribuem à melhoria contínua da educação ofertada nas 31 escolas municipais de Vinhedo. “Outros dois aspectos importantes, que nos ajudam a atingir um nível cada vez melhor de excelência na educação municipal, são o planejamento compartilhado das ações didáticas e a existência de coordenadores pedagógicos. Com estas iniciativas, a orientação e o acompanhamento das atividades nas escolas tornaram-se mais eficazes e efetivos”, comentou Jaime.
Investimentos em infraestrutura
Durante o primeiro semestre letivo a Prefeitura continuou a investir fortemente na manutenção, ampliação e na construção de novos prédios educacionais, visando disponibilizar espaços adequados ao estudo dos educandos e aumentar o número de vagas na Rede Municipal de Ensino. De janeiro a junho, foram reentregues à população as melhorias efetuadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) Sítio do Pica-pau Amarelo, Tio Barnabé, Chapeuzinho Vermelho e Grilo Falante e nas EMs Abel Maria Torres e Professor Cláudio Gomes. “Há também sete escolas que passam por melhorias atualmente, sendo que cinco estão em ampliação e estamos construindo mais duas novas unidades, uma na região Central e a outra na Capela”, ressaltou o prefeito Milton Serafim.
Além das melhorias em infraestrutura e investimento em novos prédios, a Prefeitura mantém um convênio com o Colégio Novo Anglo, para atendimento de aproximadamente 60 crianças de dois anos e 11 meses. A parceria tem como objetivo atender um número maior de crianças e teve início em fevereiro deste ano.