Serão utilizados mais de 34 quilômetros de cabeamento ótico na cidade; até o momento, 13 mil metros de cabos já foram instalados no município
A Prefeitura de Vinhedo, dentro do programa S.I.M. (Soluções Integradas Municipal) Vinhedo Digital, está implantando, em toda a cidade, cabos de fibra ótica para a consolidação da Infovia Municipal. Este investimento em tecnologia da informação é parte integrante do plano de governo do prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, que vem apresentando ações concretas para a modernização e agilidade na prestação dos serviços públicos, sem contar a política de inclusão digital que será proporcionada pelo projeto.
Em setembro, a Prefeitura irá realizar um evento, que também terá caráter acadêmico, para o lançamento oficial do SIM Vinhedo Digital. “Desde o início deste nosso mandato, estamos trabalhando dentro de um planejamento estratégico para levar à população de Vinhedo novos sistemas mais ágeis e que propiciem qualidade no atendimento aos serviços públicos. O programa SIM Vinhedo Digital é a marca que completa esses benefícios, os quais estamos implantando dentro desta política de planejamento estratégico”, comentou o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim.
Em um primeiro momento, todos os dados e cadastros públicos municipais foram unificados, de maneira a centralizá-los num único banco de informações, a ser denominado novo Cadastro Técnico Municipal. “Agora, estamos investindo na parte física da rede, ou seja, instalando cabos de fibra ótica por toda Vinhedo. Já implantamos aproximadamente 0,5 metros de fibra ótica por habitante e, por dia, estamos instalando mais de 1,5 quilômetros de cabeamentos. Caminhamos, de fato, para uma cidade digital”, afirmou o prefeito.
Até o momento, mais de 13 quilômetros de cabeamento ótico já foram colocados na cidade, sendo a região Central – denominada anel-sul – a primeira a receber os serviços nesta quinta-feira, 16 de junho. As próximas localidades a receberem os trabalhos serão a região do anel-norte (formada pelos bairros Nova Vinhedo, Vila João XXIII, Jardim Três Irmãos, Aquários, Jardim Panorama, Jardim Alves Nogueira, entre outros) e o anel-Capela, que contemplará toda a região da Capela. “Utilizamos a terminologia anel porque a instalação dos cabos é feita de forma circular, evitando que o serviço fique inoperante e para otimizar o atendimento digital prestado em todos os prédios públicos municipais, que passarão a ser interligados na mesma rede de informações”, explicou Milton Serafim.
Para que o SIM Vinhedo Digital funcione na cidade, também foram instaladas cinco antenas transmissoras de 15 metros, em diferentes regiões do município, e uma de 35 metros, localizada na região da Caixa D’Água.
Investimentos em equipamentos
Além de destinar recursos à adequação de infraestrutura do SIM Vinhedo Digital, a Prefeitura investe na modernização dos equipamentos tecnológicos utilizados nas secretarias, prédios e autarquias municipais. Exemplo disso é a renovação do acervo de computadores, que contou com a substituição de 220 máquinas em condições precárias e com baixa capacidade de processamento por mais de 600 máquinas novas, em 2011.
Seis novos servidores também foram recentemente adquiridos, totalizando sete equipamentos destinados ao armazenamento de dados. Ainda foram investidos recursos na compra de licença para softwares e do sistema operacional dos servidores, na compra de um novo sistema de banco de dados e em um sistema de antivírus, para combater possíveis tentativas de ataques e invasões no sistema.
Para comportar a manutenção dos equipamentos e máquinas, a sala de informática foi totalmente reformulada e realocada em um ambiente adequado ao manuseio de peças computacionais, em instalações com acesso restrito. “Investimos aproximadamente 2 milhões de reais nas melhorias de equipamentos e da área de estrutura interna, com o objetivo de já preparar os departamentos e repartições públicas para que o SIM Vinhedo Digital possa operar com sucesso”, comentou o prefeito Milton Serafim.
Iniciativa inovadora
O planejamento estratégico da Prefeitura de Vinhedo e suas iniciativas na área da tecnologia da informação é acompanhado por doutores e professores acadêmicos, com larga experiência científica no setor tecnológico. Entre eles estão o professor Dr. Denis Alcides Rezende, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná; o professor Dr. Luciano Cintrão, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP; e o professor Dr. Leonardo de Souza Mendes, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).