No primeiro trimestre deste ano 72.931 exames laboratoriais foram realizados pelos usuários da Rede Municipal de Saúde gratuitamente. Os dados foram divulgados pela secretária de Saúde, Nadia Capovilla, durante audiência pública que ocorreu na Câmara Municipal na última terça-feira, dia 31.
Foram 67.742 exames oferecidos no laboratório municipal da Prefeitura, 1.696 procedimentos adquiridos e 3.496 exames laboratoriais solicitados junto ao Pronto Socorro e ao ambulatório da Santa Casa.
Este ano a Prefeitura adquiriu três novas máquinas que estão proporcionando agilidade no diagnóstico e precisão nos resultados. Agora, o resultado dos exames fica pronto em 7 dias. No passado, o paciente precisava esperar o resultado em média 20 dias. “O mais importante é que as pessoas que utilizam os serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde foram beneficiadas com a agilidade dos resultados. Por serem aparelhos automatizados, os funcionários não manuseiam as amostras de sangue, diminuindo os riscos de acidentes de trabalho, segundo explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
Com os novos equipamentos, a Prefeitura consegue realizar no próprio laboratório municipal, localizado dentro do Centro Médico do Jardim São Matheus, exames que antes eram terceirizados, como exames de bioquímica (exames de sangue, glicose, colesterol, triglicérides, acido úrico, etc) e de hormônios e imunologia (hepatites, exames de pré-natal, exames de tireóide, etc) e PSA, que previne o câncer de próstata.