Objetivo é promover a inclusão digital da comunidade; iniciativa foi possível por meio de parceria com o Governo Federal
Promover o desenvolvimento social e econômico da comunidade por meio da inclusão digital. Este é um dos objetivos do Telecentro Comunitário, em funcionamento no Centro Cultural da Vila João XXIII. O local tem cerca de dez computadores, impressora, data show e sala adaptada à realização de atividades educativas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
De acordo com o prefeito Milton Serafim, a disponibilização desta sala de informática ao público foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério das Comunicações, no qual a municipalidade ficou responsável por oferecer toda a estrutura requisitada ao programa e o Ministério os equipamentos eletrônicos. “Por meio desta parceria com o Governo Federal ofereceremos aos moradores de Vinhedo um espaço público renovado, com computadores conectados à internet e próprios à realização de pesquisas e consultas, sobretudo para a divulgação e para o compartilhamento do conhecimento”, disse.
O novo espaço informatizado também poderá ser utilizado para realização de capacitação, oficinas e atividades socioculturais da Prefeitura. Segundo o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, a sala informatizada comunitária ainda conta com um coordenador e terá monitores para atendimento da população. “Estes profissionais poderão orientar os usuários do telecentro em relação às suas dúvidas sobre o uso dos equipamentos e também dar dicas para a realização de pesquisas escolares, por exemplo”, comentou.
Para utilizar o telecentro, basta dirigir-se ao Centro Cultural que fica localizado na Rua Francisco de Assis, nº21, na Vila João XXIII. Nos dias em que houver muitos usuários, o interessado poderá agendar um horário para utilizar os equipamentos, junto ao monitor responsável.