Curso integra programa “Entre na Roda”, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Volkswagen
Membros da equipe de coordenação pedagógica da Secretaria da Educação e duas professoras representantes da Escola Municipal (EM) Dom Mathias, na Capela, participaram na última semana de uma formação no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpeq), em São Paulo. O curso é realizado uma vez ao mês, com duração de oito horas, e integra o projeto “Entre na Roda”, realizado em parceria com a Fundação Volkswagen e destinado ao estímulo da leitura de diferentes gêneros textuais entre crianças, jovens e adultos.
A capacitação visa formar orientadores de leitura, intitulados mediadores, para que atuem nas unidades escolares e na comunidade e despertem o interesse dos participantes para o hábito da leitura, aperfeiçoando, consequentemente, a capacidade escrita, a valorização da cultura local e a discussão da parte teórica e prática de diversos tipos de textos discursivos. Nos encontros são trabalhados com os educadores contos, narrativas, romances, novelas, textos teatrais, poesias, textos jornalísticos e textos de divulgação científica.
Escolhida para ser a escola-piloto de ensino fundamental do programa “Entre na Roda”, a EM Dom Mathias tem cerca de 820 alunos, do 1º ao 5º ano. O objetivo da Prefeitura é estender a iniciativa às demais unidades educacionais de ensino fundamental ainda no próximo ano. Os Centros de Educação Infantil (CEI) já recebem o projeto, adaptado para a faixa etária atendida nas unidades.
Parceria
Vinhedo foi escolhida para receber o “Entre na Roda” após convênio firmado com a Fundação Volkswagen no início de fevereiro, por ser considerado um município parceiro na promoção de propostas que contribuem à capacitação de alunos e professores. Por meio desta mesma parceria, a cidade também desenvolve o programa “Brincar”, que incentiva a elaboração de brincadeiras entre as crianças dos CEIs e provê aos educadores treinamentos mensais, juntamente com a Prefeitura, para a elaboração de novas atividades pedagógicas à educação infantil.