Mais de 45 educadores da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo participaram nesta terça-feira (17) de um curso promovido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Volkswagen. O encontro aconteceu no Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Benta, localizado no Condomínio São Joaquim, e abordou o resgate da espontaneidade do ato de brincar entre as crianças das escolas de educação infantil do município.
Durante a capacitação, os presentes discutiram e trocaram experiências sobre os diferentes modos de se expressar, seja por meio da música ou da arte, e como as brincadeiras podem ser utilizadas com esta finalidade. Por meio da qualificação, os educadores poderão aperfeiçoar o trabalho já realizado em sala de aula e propor novas atividades, uma vez que as brincadeiras colaboram efetivamente para o desenvolvimento do senso de coletividade e do trabalho em equipe junto aos educandos.
Para o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz, o curso é fundamental ao aprimoramento didático dos profissionais participantes e, consequentemente, para o desenvolvimento pedagógico dos alunos. “As crianças não devem ter acesso apenas aos diferentes recursos tecnológicos, que integram nosso dia a dia, mas também a práticas que reforcem o quão divertido é brincar de amarelinha, de roda e de tantas outras brincadeiras simples, típicas da infância. Estas atividades, sem dúvida, serão uma fonte de boas recordações mais tarde”, disse.
O curso faz parte do "Projeto Brincar”, realizado nas unidades municipais desde 2010 e destinado aos professores, monitores e coordenadores dos centros de educação infantil. Entre seus objetivos, colabora com o resgate de brincadeiras da cultura brasileira e visa estimular a prática de atividades, jogos simples e o uso de materiais alternativos e reciclados com as crianças.