Neste ano, realização de exames de mamografia aumentou 26,93% na Rede Municipal de Saúde
Neste mês, em comemoração ao Outubro Rosa, como forma de conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma série de atividades. A programação inclui uma caminhada neste domingo, dia 21, na Represa I.
“A prevenção é o melhor caminho para combatermos o câncer de mama. Essas ações que acontecem durante o Outubro Rosa são um complemento do trabalho preventivo que realizamos durante todo o ano no município. E, em breve, vamos ampliar ainda mais essas ações com a implantação da Estratégia Saúde da família, mais conhecido como Médico da Família”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
A caminhada ocorrerá a partir das 9h deste domingo, 21, na Represa I, em parceria com a Casa da Amizade, Instituto Grava e equipe do Júlio Coelho. Antes da caminhada haverá um aquecimento com um profissional de Educação Física. O evento é aberto a toda a população. Aqueles que puderem devem comparecer com uma camiseta rosa.
Outras ações
Diversos eventos fazem parte da programação do Outubro Rosa em Vinhedo. No CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, no dia 23, no período da manhã, haverá uma ação voltada aos usuários do serviço. Trata-se do Projeto Terapêutico Singular, específico para mulheres. O início será às 8h30, com café da manhã; das 8h40 às 11h ocorrerá o dia da beleza, com corte de cabelo, maquiagem e manicure e pedicure; às 11h começará uma roda de conversa sobre Prevenção ao Câncer de Mama e às 12h ocorre o almoço.
Durante este mês, alguns prédios públicos terão iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa. O assunto será discutido também na rádio.
Também durante a campanha, as mulheres que procuram as Unidades de Saúde de Vinhedo serão orientadas a se prevenir. As com idade acima de 40 anos terão o exame de mamografia agendado, caso o mesmo não tenha sido feito nos últimos 2 anos. A solicitação será feita na hora por enfermeiros das unidades para liberação do procedimento e agendamento do paciente.
A partir dos 50 anos, a mulher deve fazer o exame anualmente. Para as mulheres de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos. Caso necessário, as vinhedenses também serão orientadas a realizar exames complementares para diagnóstico de câncer de mama.
Neste ano, no período de janeiro a agosto, a Rede Municipal de Saúde realizou 2.653 exames de mamografia. No mesmo período do ano passado foram 2.090, ou seja, um aumento de 26,93%.
O câncer de mama
O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.
Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.