11 OUT 2018
Em Vinhedo, 82% das manifestações encaminhadas para a Ouvidoria Geral do Município foram solucionadas no 1° semestre de 2018

Ocupando posição de destaque na Escala Brasil Transparente da Controladoria Geral da União, com a melhor nota da região de Campinas e uma das melhores do Brasil (9,72, numa escala de 0 a 10) em respeitoàLei de Acesso à Informação e Transparência, Vinhedo também está desenvolvendo um importante trabalho com a Ouvidoria Geral do Município,que faz parte da estrutura da Controladoria Geral de Vinhedo.

No primeiro semestre deste ano, das mais de 1.700 manifestaçõesformalizadasà Ouvidoria, 82% foram atendidas e solucionadas pelas secretarias municipais.

“Esse é um importante canal que a população tem a disposição para se manifestar e cobrar ações do poder público. Com uma equipe atuante, as demandas são atendidas com respeito, profissionalismo e rapidez. Em algumas situações, quando não há resolução a curto prazo, mas existe estudo ou projeto na Prefeitura, o acompanhamento da demanda permanece por até seis meses, ou seja, esse índice de resolução demonstra que o canal funciona e pode ser acessado por qualquer morador”, explica o prefeito Jaime Cruz.

O meio mais utilizado pela população para envio de demandas é o Facebook, por meio de mensagem direta. A página oficial da Prefeitura é a porta de entrada para 43% das manifestações. Oe-mail, telefone e o atendimento presencial são outras opções para que a população entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município.

“No primeiro semestre deste ano, os assuntos mais buscados pela população nos diversos canais da Ouvidoria,foram relacionados à Festa da Uva e do Vinho, iluminação pública, corte de mato, coleta de podas, coleta de entulhos, tapa-buraco,alimentação escolar,recapeamento e contato de repartições públicas. Todas essas demandas são encaminhadas às secretarias competentes para as devidas tratativas e respostas aos solicitantes”, afirma o Controlador Geral, Elvis Tomé.

Asdemandas da Rede Municipal de Saúde são acolhidas pela ouvidoria do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Desde 2009, a ouvidoria do CMS é o órgão oficial e autônomo para receber as demandas dos usuários, sendo que todos os dados de acolhimento são repassados mês a mês para a Ouvidoria Geral do Município. Na ouvidoria do CMS, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 552 manifestações.

Canais de atendimento

A Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo atendede segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos seguintes canais:

– página da Prefeitura de Vinhedo no Facebook (envio de mensagem direta em facebook.com/curtavinhedo);

– Email: ouvidoria@vinhedo.sp.gov.br;

– Telefone: 3826-7577 ou 3826-7828

– Presencial: Rua Humberto Pescarini,nº 330, Centro

JáOuvidoria de Saúde, do CMS,atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, nos seguintes contatos:

– E-mail: conselho.saude@vinhedo.sp.gov.br

– Telefone: (19) 3886-5333