Novidade auxiliará a cidade no monitoramento das áreas de segurança, transportes, trânsito e defesa civil
Acontece nesta quarta-feira, 27 de abril, às 16h30, a inauguração do Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM), em Vinhedo. O evento faz parte das comemorações ao aniversário da cidade, festejado em 2 de abril, e também celebrará o 30º ano de serviços prestados pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo.
O CICOM ficará alocado no mesmo prédio da Secretaria de Transportes e Segurança de Vinhedo e colaborará às ações desenvolvidas pelas diferentes equipes da pasta, unificando as informações e os estudos de segurança, do tráfego de veículos e das situações de riscos acompanhadas pela Defesa Civil Municipal. “O CICOM é uma grande conquista à cidade, uma vez que o município contará com serviços ainda mais qualificados em áreas que prezam pela preservação do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos”, disse o prefeito Milton Serafim sobre a novidade.
De acordo com o secretário de Transportes e Segurança, Toninho Falsarella, o novo núcleo permitirá o aperfeiçoaremos, o acompanhamento e o desenvolvimento de ações, estudos e atividades que ajudarão a entender cada vez mais o cenário de ocorrências em Vinhedo, seja ele relacionado à Guarda, à Defesa Civil ou ao controle do trânsito. Ainda segundo Falsarella, o CICOM contará com um grupo especialmente treinado e que auxiliará todos os órgãos de segurança da cidade, inclusive as polícias militar, civil e corpo de bombeiros, melhorando o tempo de resposta aos incidentes verificados.
Juntamente com a inauguração da nova central de inteligência, a Prefeitura apresentará o novo Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), equipe recém-montada que atuará em prol da preservação do patrimônio público natural de Vinhedo; e também os trabalhos que serão feitos pela equipe denominada Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), que se dedicará exclusivamente ao patrulhamento das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
Novo sistema de monitoramento
Em fase final de instalação na cidade, o novo sistema de monitoramento foi colocado em diferentes pontos de saída e entrada do município e integrará a inauguração do CICOM. Com o novo software de segurança tornou-se possível melhorar a análise do cenário de furtos e de roubos no município e averiguar características comuns registradas nos dias e nas regiões dos incidentes.
O novo sistema ainda permite a realização de pesquisas sobre veículos suspeitos por adesivo, cor, placa e até mesmo frases colocadas no vidro. “Os veículos pesquisados pelo novo sistema entram na relação dos suspeitos e sempre que passarem pelos pontos nos quais haja uma câmera ligada ao software será emitido um som no CICOM, que acionará os órgãos de segurança da cidade para verificação imediata da ocorrência”, explicou o secretário da pasta.