10 OUT 2018
Defesa Civil de Vinhedo conta com novo veículo para as ações desenvolvidas no município

O veículo, uma Savana Mitsubishi com 5 lugares e tração nas 4 rodas, foi apresentado ao prefeito Jaime Cruz nesta terça-feira, 9

A Defesa Civil Municipal de Vinhedo, membro da Câmara Temática de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas e integrante do Gabinete do prefeito Jaime Cruz, conta com um novo veículo para as suas ações diárias. Nesta terça-feira, dia 9, a viatura foi apresentada ao prefeito Jaime Cruz, que se empenhou para que a cidade fosse beneficiada com o veículo.

“Temos ainda muitos desafios, mas as ações já desenvolvidas e em andamento, com políticas de gestão, austeridade, sustentabilidade e resiliência, alinhadas com os governos Estadual e Federal, e com Campanhas da ONU de Sustentabilidade e Resiliência local, nos permitem ser referência para municípios até 100 mil habitantes”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

A viatura é uma Savana Mitsubishi com 5 lugares, tração nas 4 rodas e força de arrastro reduzida, que permite entrar em locais de difícil acesso e terrenos irregulares, arrastar árvores e postes caídos em ruas, e vem montada com equipamentos de combate à incêndios como tanque de 400 litros de água, mochilas costais de 20 litros de capacidade, bomba reversora que distribui e capta águas para combate ao fogo e retirada de águas de pequenas áreas alagadas, identificação áudio visual e cones de sinalização viária.

O utilitário foi adquirido com recursos do Fundocamp da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas),aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, do qual Vinhedo faz parte. O secretário municipal de Administração, Adriano Corazzari, também participou da apresentação do veículo, feita pelo diretor da Defesa Civil, Maurício Barone, e demais membros do órgão.

A aquisição da viatura faz parte do Projeto Plataforma Regional para Redução do Risco de Desastres da Região Metropolitana de Campinas, desenvolvido dentro da Câmara Temática de Proteção e Defesa Civil pela Agemcamp e Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil Interior 5 – Redec I5 – da qual Vinhedo faz parte por ser inscrita na Campanha Mundialda ONU – “Construindo Cidades Resilientes, Minha Cidade está se Preparando!”, que se divide em Ciclos de Gestão e coloca Vinhedo no momento como Cidade Terceiro Ciclo, juntamente a outras nove cidades no Brasil e 100 no mundo.

Ainda dentro da Plataforma Regional para Redução do Risco de Desastres, a RMC receberá, em breve, investimentos no monitoramento meteorológico para dar mais condições de trabalho preventivo para as Defesas Civis Municipais.

10/10/2018