No sábado, o horário é das 9h00 às 20h00 e domingo, das 9h00 às 17h00
Um evento para autoridades e convidados abre nesta sexta-feira, às 20h00, no Parque Municipal Jayme Ferragut, a 12ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas, uma iniciativa da CAO VIVA – Clube dos Amigos da Orquídea de Vinhedo, com o apoio da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
No final de semana, a Exposição fica aberta ao público, com entrada gratuita. O horário de funcionamento é das 9h00 às 20h00 no sábado e das 9h00 às 17h00 do domingo. Nesses dois dias acontecem também cursos básicos de cultivo de orquídeas, dois no sábado, às 11h00 e às 16h00 e dois no domingo, às 10h00 e às 14h00, todos gratuitos. Às 16h00 acontece a premiação. A exposição é dedicada ao fundador, Sr Waldyr Fochi Endsfeldz.
A previsão é que se tenha no Parque Jayme Ferragut mais de 1.000 plantas expostas e algumas plantas floridas serão sorteadas para o público.
A finalidade da exposição, entre outras, é difundir e incentivar o cultivo das orquídeas, incentivar e promover a educação ambiental, mostrar para a população que a orquídea é uma planta de fácil cultivo e bastante rústica, difundir o turismo e movimentar a economia da cidade com mais de 25 cidades participantes do evento, coibir a retirada de plantas das matas e incentivar a aquisição de orquidários registrados, que reproduzem as plantas em laboratório.
Participarão produtores de orquídeas registrados perante os órgãos competentes e também comprometidos com a preservação das espécies, para vendas de plantas para todos os gostos e com preços acessíveis, tanto para os colecionadores como para o público em geral.
No ano passado, a Exposição teve 958 plantas expostas de 28 associações orquidófilas de 26 cidades de dois estados, com um total de 185 orquidófilos e o público visitante foi estimado em 8 mil pessoas de 51 cidades.
O evento deste ano está dividido em duas partes, uma de exposição, onde estarão presentes as Associações de Orquidófilos Amadores, todos ligados a CAOB – Coordenadoria das Associações de Orquidófilos do Brasil, que enviam seus produtos para exposição e deixam suas orquídeas aos cuidados da associação vinhedense. A outra parte está ligada às vendas propriamente ditas, com o espaço comercializado para Associações de outras regiões. Só que para vender seus produtos, as pessoas devem reproduzir as orquídeas em laboratório para não provocar destruição ambiental.
Há um concurso em cinco categorias – espécie, híbrido, avançada, exótica e botânica -, entre as orquídeas deixadas para exposição no evento com juízes qualificados pela CAOB.