Aproximadamente 10 mil alunos serão beneficiados até o fim das obras
Novos laboratórios de informática, construção de rampas de acesso aos portadores de necessidades especiais, reforma das quadras poliesportivas, reorganização das bibliotecas, sala de artes, entre outras. Várias são as melhorias que a Prefeitura de Vinhedo realiza na área de educação, com o objetivo de oferecer mais conforto e estrutura aos alunos da rede municipal de ensino. “Acredito que estas reformas são necessárias e, com certeza, vão contribuir para o estudo e bem-estar do meu filho. Assim que finalizadas, sei que os pais serão convidados para conhecer todas as melhorias feitas”, declarou o pai Leomar Soares sobre a Escola Municipal (EM) Professor Cláudio Gomes, no Centro.
Para o prefeito Milton Serafim os investimentos em infraestrutura são fundamentais para que os estudantes tenham espaços adequados ao estudo. “Somente com as reformas, ampliações e aquisições de terrenos para as novas unidades escolares já foram investidos mais de R$ 6 milhões. Nosso compromisso é deixar estas e todas as outras unidades da rede municipal de ensino em perfeito estado para os alunos”, disse o prefeito.
Atualmente estão na fase final das melhorias os Centros de Educação Infantil (CEI) Pica-pau, Chapeuzinho Vermelho e as EMs Professor Cláudio Gomes, Dom Mathias e Abel Maria Torres. Os CEIs Monteiro Lobato e as EMs Ricardo Junco Neto, Jair Mendes de Barros, Maria de Lourdes Von Zuben, André Franco Montoro e Integração também passam por reformas.
Segundo o secretário da educação e vice-prefeito, Jaime Cruz, há anos as unidades de ensino não eram reformadas e a prefeitura adotou todas as medidas necessárias para garantir a segurança da comunidade escolar, inclusive para não prejudicar o aprendizado dos alunos. “Um exemplo desta preocupação é que grande parte da pintura é realizada aos fins de semana e feriados”, explicou.
No CEI Pica-pau, no Jardim Alba, é feita a troca de piso, das calhas e portas, a revisão de todas as esquadrias e a reforma dos sanitários e bebedouros, incluindo a instalação de torneiras econômicas. Nesta unidade de ensino, ainda é realizada a reforma do piso externo, da quadra – que será coberta – e da área de playground, com a construção do muro de proteção. O telhado e as partes elétrica e hidráulica já foram reformados e as salas de aula e bibliotecas ganharam prateleiras e armários.
No CEI Chapeuzinho Vermelho e Grilo Falante, no Jardim São Matheus, a prefeitura realiza a troca dos alambrados, do telhado, da parte elétrica e hidráulica e faz as reformas da cozinha, do refeitório e mudança do lactários. Novas salas também já foram adaptadas – inclusive a de informática – e será feita a troca de esquadrias e a rampa de acessibilidade para acesso seguro às quadras. De acordo com o prefeito, a previsão é que as reformas nestas duas unidades terminem em março deste ano.
Outras melhorias estão em andamento no CEI Monteiro Lobato, no Jardim Três Irmãos, no qual são feitos trabalhos de substituição da caixa d’água, do portão tubular, da parte hidráulica e elétrica e a troca dos alambrados, das telhas de fibrocimento e dos pisos nas salas de aula. Na unidade também serão construídas canaletas de águas pluviais, mureta na divisa com a rua e feita a reforma dos revestimentos externos. Estão previstos ainda a manutenção e a substituição das esquadrias metálicas e das portas de madeira, além do reparo e a substituição do piso da área externa.
Já nas escolas de ensino fundamental Dom Mathias, Professor Cláudio Gomes, Abel Maria Torres, Jair Mendes de Barros, André Franco Montoro, Maria de Lourdes Von Zuben e Ricardo Junco Neto são realizadas as trocas da rede hidráulica e elétrica, do piso, das esquadrias, das janelas e dos azulejos de banheiros e cozinhas. “É importante melhorar a estrutura oferecida a minha filha e a todos os outros alunos. Em breve, quero visitar as instalações e conhecer todas estas mudanças”, disse a mãe Lucilene Franco também sobre a EM Professor Cláudio Gomes, no Centro.
Até agora a prefeitura já finalizou as melhorias de infraestrutura nos CEIs Saci-pererê, Tia Anastácia, Pequeno Polegar, Narizinho, Emília, Branca de Neve e Cuca.
Novas construções
Duas novas unidades de ensino infantil também serão entregues ao município para ampliar o número de vagas. No centro, no terreno ao lado da atual escola do Sesi, as obras já iniciaram e as instalações ficarão numa área de 615 m². A expectativa é atender cerca de 95 crianças, com idade entre quatro meses a dois anos e 11 meses. Já o outro prédio, que será construído ao lado do CEI Visconde de Sabugosa, no Jardim Von Zuben, terá espaço para aproximadamente 80 crianças da mesma faixa etária.
Ainda de acordo com a prefeitura, estão previstas ampliações nos CEIs Narizinho, na Nova Vinhedo; Turma da Mônica, no São Thomé; e reformas nas EMs Abrahão Aun, Magdalena Lébeis, Antônia do Canto e Silva Cordeiro e Eduardo Von Zuben. Haverá ainda um novo prédio no CEI Pequeno Polegar, na Vila João XXIII, e no Complexo Educacional na Capela, que terá creche, pré-escola e ensino fundamental.