Produto será disponibilizado para uso pela primeira vez na Festa da Uva
A Guarda Civil Municipal de Vinhedo acaba de receber um importante “reforço” preventivo para que os vinhedenses, familiares e visitantes circulem tranquilamente pelo Parque Municipal durante a próxima edição da Festa da Uva, que acontece de 5 a 20 de fevereiro. Trata-se de um líquido a base de gengibre com ação mais certeira no agressor, diferente do já conhecido gás de pimenta que se espalha pelo ar afetando não só o agressor, mas também a vítima e todos que estão por perto.
O prefeito Milton Serafim determinou à Secretaria de Segurança que providencie condições para que as famílias vinhedenses e os visitantes possam aproveitar as atrações da festa com conforto e segurança.
A Guarda Municipal de Vinhedo é a primeira a usar esse produto na RMC- Região Metropolitana de Campinas-, e de acordo com o Secretário de Transportes e Segurança, Antonio Luiz Falsarella, esse produto a base de gengibre apresenta várias vantagens em relação ao gás de pimenta: “O jato líquido é jogado diretamente nos olhos do agressor, que fica imobilizado, diferente, portanto, do gás de pimenta que geralmente atinge o agressor, a vítima e as pessoas que estão nas proximidades, provocando ardência quando entra em contato com qualquer parte do corpo, além de criar um clima de insegurança no espaço da ocorrência. O jato de gengibre é mais certeiro e não afeta as demais pessoas”, afirma.
O Comandante Cruz, da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, informa que o jato de gengibre também não afeta o agressor: “Por ser um produto biodegradável, basta lavar os olhos com muita água e em meia hora o efeito desaparece. Esse é o tempo para conduzirmos a pessoa para a delegacia”.
O jato de gengibre é utilizado por agentes penitenciários de São Paulo, está em teste pelas forças policiais de outras cidades da região e é recomendado pela SWAT, famosa sigla da força policial americana que significa Armas e Táticas Especiais. Outra vantagem é que o produto é fabricado aqui em Vinhedo.