Além da inscrição com pen drive, há também mudança no regulamento e melhoria nos campos
Já estão abertas as inscrições para as oito competições futebolísticas que a Prefeitura de Vinhedo preparou para o primeiro semestre deste ano. As modalidades são: futsal amador, futsal de base, futsal do bairro da Capela, futebol master, futebol de base e futebol amador (primeira, segunda e terceira divisões).
Uma das novidades introduzidas pela Prefeitura para esses torneios, por determinação do Prefeito Milton Serafim, é a utilização do pen drive (dispositivo para armazenamento de informações) para inscrição dos atletas. O acessório já pode ser retirado gratuitamente na Secretaria de Esportes e Lazer, no Parque Municipal.
Segundo o Secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Zampieri, o pen drive trará muitos benefícios para a organização dos torneios. “Ele tem a ficha de inscrição, o Regulamento dos Jogos e as diretrizes da JDD – Junta Disciplinar Desportiva, além de informações de como utilizar o pen-drive”.
Com essa medida, a Prefeitura elimina a papelada, o que é ecologicamente recomendado, fica com os nomes corretos dos atletas e facilita a elaboração das súmulas das partidas.
Abaixo, um resumo com os prazos que devem ser seguidos até o início do campeonato:
Retirada Devolução reunião início do
do pen drive do pen drive Oficial Campeonato
Copa Vinhedo de Futsal Amador 10/01 04/02 07/02 15/02
Campeonato Municipal de Futsal de Base 10/01 03/02 08/02 14/02
Campeonato Municipal de Futebol Master 10/01 11/mar 14/3 19/3
Campeonato Munic. Futebol Amador 1ª Div. 10/01 09/03 15/3 20/3
Campeonato Munic. Futebol Amador 2ª Div. 10/01 10/03 16/3 20/3
Campeonato Munic. Futebol Amador 3ª Div. 10/01 11/3 17/3 20/3
Campeonato Municipal de Futebol de base 10/01 04/4 06/4 16/4
Campeonato de Futsal do Bairro da Capela 10/01 20/4 26/4 02/5
Mudanças para 2011
As equipes da primeira divisão podem inscrever até cinco atletas de fora da cidade sem a obrigatoriedade de inscrever atletas locais entre 16 e 18 anos, como era exigido anteriormente. No futebol Master a novidade é a inscrição de até cinco atletas de outras cidades (antes eram três).
O Futebol Amador seguirá com dez equipes na Primeira Divisão, 14 na Segunda, e aproximadamente 30 times na Terceira. Como de costume, as equipes deverão doar fraldas e leite em pó, exceto o futsal da Capela que coletará cestas básicas.
Outro item que caiu foi a entrega do cheque caução, mas a Prefeitura recomenda uma atenção especial por parte dos responsáveis e dos atletas para que todos leiam o Regulamento das competições, que pune, por exemplo, dirigentes e atletas com suspensão de até um ano em caso de não comparecimento ao jogo (WO) e fiquem atentos também aos prazos de entrega dos pen-drives, que variam conforme a categoria a ser disputada. Os torneios prometem ser bem disputados e o interesse é grande pelas competições. “Só no primeiro dia entregamos quase vinte pen-drives”, informa o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Zampieri.
Conforto também para o público
O público que gosta desses esportes também mereceu atenção especial da Prefeitura. O Espaço Esporte, no Centro, passa por reforma: seu espaço interno será aumentado, o telhado substituído por estrutura e telhas metálicas, o piso trocado, as paredes pintadas e os vestiários adaptados para os portadores de deficiência física. A quadra poliesportiva do Jardim Eldorado, também em obras, ganhará cobertura, novos banheiros, cozinha, vestiários, nova iluminação, novo piso, arquibancada, além da reurbanização da praça. A quadra do Ginásio Antonio Elias, no Parque Municipal, foi ampliada para ganhar as medidas oficiais, além de receber assentos plásticos e pintura.
Nos campos de futebol, muitas novidades. Entre elas, arquibancada para 700 pessoas no campo do São Matheus; melhoria da estrutura no campo da Vila João XXIII e arquibancada em alvenaria com cobertura no campo do Aquário. O objetivo é dar mais conforto ao público, além de criar condições para trazer jogos importantes para a cidade.