A Prefeitura deu início nesta terça-feira, dia 9, na Policlínica da Capela, às atividades desenvolvidas em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no próximo dia 14. Palestra com endocrinologista e enfermeira, avaliação da sensibilidade dos pés dos pacientes diabéticos com monofilamento, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, exame de fundo de olho com oftalmologista para pacientes diabéticos estão no cronograma estabelecido pela Prefeitura.
Aos 75 anos, dona Luiza do Nascimento fez questão de participar das atividades. “O dia de hoje está sendo ótimo, estou fazendo exames para verificar a perda de sensibilidade nos pés, participando de palestras com especialistas. Tudo para saber cuidar melhor da saúde”, disse Luiza.
José Batista da Silva, de 56 anos, também compareceu cedo à unidade de saúde e aprovou a iniciativa da Prefeitura de realizar durante todo o mês de novembro atividades de orientação. “É importante para sabermos cuidar da nossa saúde”, disse.
As atividades percorrerão todas as unidades de saúde e terão início sempre às 8h ( Confira a programação abaixo).
Programa da Prefeitura
Os portadores da diabetes têm atenção especial na Rede Pública de Saúde de Vinhedo. Os diabéticos e os hipertensos contam com programa específico elaborado pela Secretaria de Saúde há mais de 10 anos. O atendimento ocorre nas seis Unidades Básicas de Saúde.
Além do atendimento médico, geral e especializado, com endocrinologista e cardiologista, entre outros especialistas, há acompanhamento da enfermagem que diariamente verifica a glicemia (açúcar no sangue) por meio de testes feitos na própria Unidade e do controle da pressão arterial. Mas o grande destaque é a distribuição gratuita de medicamentos, como a insulina, fundamental para controlar a doença.
Cerca de 250 pacientes recebem acompanhamento gratuito na Rede Municipal de Saúde.
Informações na Secretaria de Saúde pelo telefone 3826-7499.
Atenção aos sintomas
– urinar com freqüência
– sede excessiva
– fome aumentada
– perda de peso
– cansaço
– falta de concentração e de interesse em atividades rotineiras
– vômitos e dores de estômago (frequentemente confundidas com gripe)
– sensação de formigamento nas mãos e pés
– visão embaçada
– infecções freqüentes
– feridas de difícil cicatrização
Fatores de risco
Existem muitos fatores de risco para o diabetes tipo 2:
– obesidade e sobrepeso
– falta de atividade física
– intolerância à glicose identificada por exames
– hábitos alimentares não saudáveis
– idade avançada
– pressão e colesterol altos
– histórico familiar de diabetes
Data Local Endereço
Dia 9 Policlínica da Capela Rua Juliana Von Zuben Degelo, 90
Dia 11 UBS Vila João XXIII Rua Artur Biancalana, 120
Dia 16 Centro Médico do Jardim São Matheus Avenida Presidente Castelo Branco nº 1.375
Dia 18 UBS Casa Verde Rua Morubixaba s/nº
Dia 23 UBS Planalto Rua Brasília, 273
Dia 26 UBS Três Irmãos Rua Agenor Gallo, s/nº