Semanalmente o caminhão da coleta seletiva passará nas escolas para recolher o que for coletado
A Prefeitura de Vinhedo iniciou nesta semana a distribuição de recipientes para coleta de material reciclável nas 31 unidades escolares. Os coletores vão ser utilizados para a separação correta de plástico, metal, papel e vidro, que serão levados para a Central de Triagem. O prefeito Milton Serafim, acompanhado pelo secretário de Educação, Jaime Cruz, e pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cássio Capovilla, fez a entrega oficial do recipiente no CEI Cuca, no Jardim Três Irmãos, na manhã desta segunda-feira (25). “Reciclar é uma demonstração de consideração à natureza, e queremos incentivar esse comportamento na comunidade. As escolas são excelentes espaços para desenvolvermos a educação ambiental e mostrarmos aos alunos, na prática, como podemos contribuir para melhorar o nosso planeta. Ensinando as crianças desde cedo teremos um mundo com mais qualidade de vida”, disse o prefeito. A reciclagem é uma das dez diretivas do Projeto ‘Município Verde e Azul’, coordenado pelo Governo do Estado, que estabelece um ranking entre as cidades paulistas em relação às ações ambientais que desenvolvem. Em 2009, Vinhedo foi certificada com o certificado de Município Verde Azul, sendo a cidade mais bem avaliada da Região Metropolitana de Campinas. Para incentivar o bom comportamento ambiental e repetir o feito em 2010, a Prefeitura de Vinhedo, por meio de todas as secretarias municipais, vem desenvolvendo um trabalho voltado ao meio ambiente como plantio de árvores, palestras de conscientização, educação ambiental, construção de reservatórios de água e, em breve, a entrega da ETE Capivari, que garantirá 100% de esgoto tratado em Vinhedo entre outras ações. O projeto também recomenda o “Lixo Mínimo” com o recolhimento de material reciclável nos quatro cantos da cidade, uma forma de dizer não ao desperdício.
Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cassio Capovilla, a conquista do certificado foi obtida graças a um esforço conjunto de todas as secretarias e principalmente com o apoio da população. “Ficamos muito satisfeitos com o envolvimento do povo de Vinhedo. Como poder público buscamos dar o exemplo e fazer a nossa parte, mas é o envolvimento dos cidadãos que garante o sucesso do projeto e mostra que estamos no caminho certo em busca de uma cidade mais sustentável”, explicou Cássio. O secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, reforça que este trabalho iniciado na escola acaba sendo levado pelas crianças para dentro de casa. “Muitos alunos aprendem a importância da reciclagem no ambiente escolar e retransmitem isso aos seus pais, amigos e vizinhos e até cobram deles um comportamento adequado. Isso é um sinal de que está havendo um envolvimento e uma preocupação verdadeira com a situação ambiental”, afirmou Jaime.
Como funciona
O material recolhido na rota da coleta seletiva, inclusive nas escolas, é encaminhado à Central de Triagem localizada na Vila Cascais. Em seguida é separado por membros da cooperativa, sob coordenação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura, e posteriormente é vendido a sucateiros e indústrias que trabalham com reciclagem.
Município Verde Azul
O trabalho desenvolvido na Central de Reciclagem de Vinhedo foi um dos responsáveis pela conquista em 2009 do certificado Município Verde Azul, entregue a Vinhedo pelo governo do Estado de São Paulo. O município foi destaque no ranking ambiental estadual e foi a cidade da RMC – Região Metropolitana de Campinas mais bem classificada.
O município teve o seu desempenho avaliado em 10 diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.