Prazo previsto para a conclusão das obras é de 10 meses
Tiveram início oficialmente, na última semana, as obras de construção e implantação na nova escola do Serviço Social da Indústria (SESI) em Vinhedo, que deve custar aproximadamente R$ 12,3 milhões. O Prédio será construído em uma área de 20.600 m², doada pela Prefeitura de Vinhedo, na Rua Luiza Imperato, na região dos Sete Bairros, ao lado do Campo de Futebol do Jardim Nova Canudos.
Segundo Sérgio Ademir Lopes, engenheiro responsável pela obra, a construção está na fase de terraplanagem do local para, posteriormente, iniciar a implantação do alicerce sobre o qual serão levantadas as estruturas dos espaços da nova unidade da instituição no município. “As obras estão previstas para serem concluídas em dez meses. A próxima fase será a construção do canteiro de obras. Durante o período de construção, nós vamos conviver com muito trabalho; depois da obra entregue, a cidade de Vinhedo ganhará um ótimo local para ensino”, afirmou Sérgio Ademir Lopes.
A Nova Escola do SESI contempla a implantação gradual do Ensino Fundamental em tempo integral, a criação do Ensino Médio em Vinhedo, além da adoção do ensino médio articulado com o ensino técnico do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – da região. A partir do segundo ano do ensino médio, os alunos matriculados no SESI terão a opção de realizar simultaneamente cursos técnicos profissionalizantes e de aprendizagem industrial. Será feita uma reserva de vagas junto a unidades do Senai na região.
O pedido para incluir o ensino médio na nova escola do SESI foi feito pelo próprio prefeito Milton Serafim ao presidente da Fiesp para atender a demanda local. “A nova escola do SESI vai receber mais alunos, ampliando o número de beneficiados. Além disso, a escola terá um local apropriado para a prática esportiva incluindo uma quadra poliesportiva coberta e espaço para atividades culturais. Como o nível educacional do SESI é muito bom, pedimos e fomos atendidos para que este atendimento educacional fosse estendido para os estudantes do ensino médio também”, explicou o prefeito.
Com o novo modelo de infraestrutura, a escola terá 16 salas de aula, laboratório de informática, sala multidisciplinar, laboratório de ciência e tecnologia, área de convivência, biblioteca com acesso à Internet, quadra poliesportiva, recreio coberto e todos os recursos didáticos necessários para a realização de um ensino de excelência.
“Foi a melhor coisa que a Prefeitura fez na área da educação, dar incentivo ao SESI para a construção desse novo prédio da escola. Tenho um filho de 10 anos que estuda no SESI e uma de menina de 3 que futuramente vai estudar no novo prédio”, afirmou José Santana, 36, cooperado.
Para Emerson Jonas, 37, operador, as crianças terão uma nova motivação com o novo prédio. “Penso que essa nova estrutura será muito boa, o que deixa os pais muito tranqüilos. As crianças com certeza vão ter uma nova motivação. A Prefeitura não tinha obrigação de doar esse terreno para o SESI, mas percebemos que atual administração não está só preocupada com as escolas municipais e, sim, com todo o ensino da região”, ressaltou Emerson Jonas.
Já o auxiliar de produção, Paulo Sérgio da Silva, 46, aprovou a atitude do Prefeito Milton Serafim em conseguir trazer o novo prédio do SESI para a região. “Foi ótimo e louvável a atitude do Prefeito Milton Serafim em conseguir trazer esse novo prédio que irá oferecer, aos estudantes, mais vagas e uma melhor estrutura”, afirmou Paulo Sérgio da Silva.