Paciente poderá realizar coleta de PSA gratuitamente nas unidades de saúde sem a necessidade de apresentar pedido do exame médico
Homens com mais de 40 anos, moradores de Vinhedo, poderão realizar até o final deste mês, gratuitamente e sem a necessidade de agendamento, o exame que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata. Devido à grande procura, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, estendeu até o dia 30 a campanha de conscientização realizada para alertar a população sobre a importância de se prevenir o câncer de próstata.
Em uma única semana foram coletados 208 exames de sangue de PSA – Antígeno Prostático Específico – que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata, sendo que durante todo o ano de 2009 foram feitos 816 exames na Rede Municipal de Saúde.
A campanha de conscientização superou a expectativa do prefeito Milton Serafim. “Nosso objetivo com a realização da semana de conscientização era facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços básicos de saúde e conseguimos alcançar superar nossa meta. Até o final do mês esperamos atingir o maior número possível de homens, porque grande parte da população masculina procura os médicos apenas quando aparecem os primeiros sintomas ou quando a doença está mais avançada. A falta de orientação ainda é o principal problema que enfrentamos e a prevenção é o mecanismo mais seguro para controlar as doenças”, explicou o prefeito Milton Serafim.
A grande procura pelo serviço durante esta semana também se deve ao trabalho de orientação desenvolvido por funcionários da Secretaria de Saúde, que levaram palestras para trabalhadores dentro de empresas instaladas no município.
A coleta do exame está sendo disponibilizada em todas as unidades básicas de saúde, em horários especiais de funcionamento. Até o final do mês não haverá necessidade de apresentar pedido do médico para realizar o exame, basta que o paciente se apresente em alguma das unidades de saúde e solicite a realização do procedimento.
O resultado do exame está sendo disponibilizado em aproximadamente cinco dias. Em caso de alteração no resultado, a Secretaria de Saúde indica que paciente procure um médico urologista para avaliação para que seja confirmado se há necessidade de acompanhamento e tratamento. “Ressaltamos que mesmo com o resultado negativo do PSA, se o paciente apresentar sintomas como dor e dificuldades de urinar deve procurar um médico”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.
Após o encerramento da campanha de prevenção, o serviço continuará disponível na Rede Municipal de Saúde, porém, para realizar a coleta do PSA será necessário apresentar o pedido de exame de um médico clínico geral.
Informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde de Vinhedo pelo telefone 3826-7499.
Orientação para coleta
– Jejum de 8 horas
– Pausa sexual/masturbação por dois dias
– Andar de bicicleta/cavalo por dois dias
– Não ter feito sondagem uretral, toque retal por três dias
– Não ter feito citoscopia nos últimos cinco dias
– Não ter feito ultrassom transretal nos últimos 7 dias
– Após 15 dias da colonoscopia ou retossigmoidoscopia
Horário especial de funcionamento das UBS para exame de PSA
Até 30 de julho
– UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273
Horário: das 7h às 19h30
– UBS Casa Verde – Rua Morubixaba s/nº
Horário: das 7h às 19h30
– Policlínica da Capela – Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90
Horário: das 7h às 19h30
– Centro Médico do Jardim São Matheus – Avenida Presidente Castelo, 1.375
Horário: das 7h às 19h30
– UBS Vila João XXIII – Rua Arthur Biancalana, 120
Horário: das 7h às 16h
– UBS Três Irmãos – Rua Agenor Gallo s/nº
Horário: das 7h às 16h