Mutirão de limpeza será realizado em todos os bairros da cidade, durante quatro meses, para limpeza de terrenos, poda de árvores, recolhimento de pilhas e baterias usadas, operação cata-bagulho, tapa-buracos, entre outras ações. Também será lançado projeto para coleta de óleo de cozinha
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Vinhedo lança no próximo dia 7 a Campanha Jogue Limpo com Vinhedo. Inédita no município, a Campanha é composta por diversas ações integradas das secretarias municipais com o objetivo de trabalhar a limpeza nos diversos bairros da cidade e, principalmente, conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo, a importância da reciclagem e o combate preventivo à Dengue.
Durante quatro meses, a campanha percorrerá todos os bairros da cidade com a realização da operação tapa-buracos, varrição de ruas, poda de árvores, pinturas de guias e sarjetas, sinalização de solo, entrega de materiais de conscientização sobre combate à dengue, recolhimento de pilhas e baterias usadas, entre outras ações.
A operação, que terá início na Vila João XXIII e no Parque Iolanda no próximo dia 7, sempre iniciará nos bairros às segundas-feiras, com encerramento aos sábados, com a realização da operação cata-bagulho.
Para o prefeito Milton Serafim, a participação da população na Campanha Jogue Limpo com Vinhedo é extremamente importante. “Não adianta o poder público realizar diversas ações de conscientização ambiental, de prevenção e combate à dengue se não tivermos a ajuda da população. A cidade inteira precisa estar mobilizada nestes quatro meses de programa para ‘jogarmos limpo’ com Vinhedo. Conquistamos no ano passado o título Município Verde Azul concedido pelo Governo do Estado e queremos este ano repetir esta conquista. Esperamos que nossa atitude de preservar o meio ambiente sirva de exemplo para outros municípios. Agindo com consciência, evitamos agressões ao meio ambiente e à comunidade, agora e no futuro”, informou o prefeito Milton Serafim.
Faixas serão colocadas em todos os bairros informando a população sobre o início da campanha em cada região.
Durante a semana, as secretarias municipais e a Sanebavi (autarquia que cuida dos assuntos relacionados à água e esgoto) realizarão atividades em Vinhedo, como debates e atividades que envolvam estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino, reforço da campanha por meio de visitas realizadas pela promoção social, mobilização da comunidade esportiva sobre a importância do tema, exposição de banner e materiais abordando a importância da reciclagem.
Lançamento da campanha
O lançamento da campanha Jogue Limpo com Vinhedo será na próxima segunda-feira, dia 7, às 9h, na Praça Sant´Anna.
Neste dia, também haverá trituração de lâmpadas fluorescentes. A ação visa dar uma destinação correta ao vidro e aos materiais tóxicos contidos no interior das lâmpadas, como o mercúrio, elemento químico com ação altamente tóxica.
O maquinário que executa a operação, de uma empresa contratada pela Prefeitura para prestar o serviço, estará na Praça Sant´Anna. Denominado ‘Papa-lâmpadas’, é um equipamento especial de ciclo fechado que possui dois sistemas de filtragens, um para os fragmentos de vidro e alumínio e outro para os gases como o mercúrio, devolvendo à atmosfera apenas o ar puro. Por funcionar em um sistema a vácuo, isenta o operador de qualquer risco de retrocesso de fragmentos e contaminação pelo vapor de mercúrio.
Cada lâmpada leva apenas um segundo para ser triturada e todo resíduo é reciclado e recuperado.
Em setembro a Prefeitura realizou a descarte de 10 mil lâmpadas fluorescentes.
A população, proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais que quiserem fazer o descarte correto deste material pode levá-lo no dia 7, à Praça Sant´Anna, das 9h às 14h . Durante todo o ano, as lâmpadas poderão ser entregues na Central de Reciclagem, localizada na Rua Miguel Brunelli, 40, Vila Cascais.
Coletores de Pilhas e Baterias
Com a Campanha Jogue Limpo com Vinhedo, a Prefeitura também retoma a colocação de coletores de pilhas e baterias usadas em estabelecimentos comerciais da cidade. Serão 50 suportes que começarão a ser distribuídos nos bairros durante a realização da atividade.
A Lei Municipal nº2751/2003, de autoria do prefeito Milton Serafim, dispõe sobre a responsabilidade de destinar pilhas, baterias e lâmpadas usadas. De acordo com a lei, as empresas fabricantes, importadoras, distribuidoras ou revendedoras de pilhas, baterias e lâmpadas, com sede em Vinhedo, ficam responsáveis em dar a destinação ambiental correta e dentro das normas e tecnologias atuais a estes produtos e equipamentos.
Isto deve acontecer com procedimentos de coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final, após seu esgotamento energético ou vida útil. Ou seja, os usuários devem entregar o material aos estabelecimentos que comercializam o produto ou à rede de assistência técnica autorizada.
No caso das lâmpadas, elas devem estar acondicionadas adequadamente e armazenadas de forma segregada, nos estabelecimentos comerciais, até que sejam repassadas ao local indicado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, para que recebam destinações ambientalmente correta.
No ano passado a Prefeitura realizou o descarte de 2 toneladas de pilhas e baterias de celulares usados.
Reciclagem de Óleo de Cozinha
Os óleos de cozinha, utilizados em frituras, terão uma nova destinação no município. Junto a Campanha Jogue Limpo com Vinhedo, a Prefeitura fará o lançamento do projeto para coleta de óleo de cozinha.
Além de provocar um enorme prejuízo ambiental, quando jogado pelo ralo da pia, o óleo de cozinha pode provocar entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando os custos de tratamento.
Para incentivar a reciclagem do óleo de cozinha a Prefeitura disponibilizará 40 coletores que também serão distribuídos nos pontos comerciais durante o programa Jogue Limpo com Vinhedo. A população poderá entregar o óleo em garrafas pet, que serão recolhidos semanalmente pelos cooperados da Central de Reciclagem de Vinhedo. O material será entregue a uma empresa certificada para a reciclagem do óleo. Em contrapartida, os cooperados receberão material de higiene e limpeza.
Cronograma de trabalho mês de junho – Campanha Jogue Limpo com Vinhedo
Data de início | Data de término | Bairro | Ponto de Encontro |
07/06 | 12/06 | Vila João XXIII e Parque Iolanda | Praça Central |
14/06 | 19/06 | Nova Vinhedo e Vila Milanês | Praça da Feira |
21/06 | 26/06 | Centro da Capela – FASE 1 | Praça Aurora Sudário |
28/06 | 03/07 | São Matheus (Avenida Presidente Castelo Branco) e Bairro Santa Claudina (Avenida Independência e Rua Julio Palaro) | Igreja São Matheus |