Produção, que reunirá histórias dos moradores e amantes da cidade, será lançada na Bienal do Livro, em São Paulo
Histórias, contos, poesias e prosas contadas pelos amantes e moradores de Vinhedo, que terão como tema o sentimento de amor à cidade. Esta é a proposta do livro “Eu amo Vinhedo”, apresentada durante a abertura da Semana de Leitura de Vinhedo 2010, uma realização da Prefeitura de Vinhedo por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, na noite desta quinta-feira (15), no Memorial do Imigrante.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Milton Serafim, do secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, do secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, e demais autoridades municipais, além das professoras, coordenadoras e diretoras da rede municipal, representantes de escolas particulares, do segmento religioso e da Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC).
Representando o Poder Legislativo compareceu o presidente da Câmara de Vinhedo, Geraldo Fróis (Cidinho), as vereadoras Ana Genezini e Marta Leão e os vereadores Marcio Melle, Rubens Nunes e Adriano Corazzari.
Atrações como um recital infantil de poesias coordenado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e o show “Tecendo Monteiro Lobato”, apresentado pelo Grupo Seiva, encantaram os convidados.
A edição 2010 da Semana de Leitura será realizada entre os dias 16 e 23 de abril e tem o objetivo de ensinar, provocar, formar e refletir sobre práticas de leitura.
O prefeito Milton Serafim falou da felicidade em perceber o envolvimento de todas as instituições no evento. “Ver a presença de vocês na abertura me deixa muito contente, pois precisamos da colaboração de todos os segmentos para que o conceito principal do evento, o incentivo à leitura, seja propagado pelos quatro cantos de Vinhedo. Talvez os resultados não apareçam neste momento, mas os resultados virão no futuro”, disse. Milton Serafim também comentou a proposta do livro "Eu amo Vinhedo”. ” Esta obra será fantástica pois contará histórias de Vinhedo sob o olhar de quem ama a cidade. Gostaria sinceramente de ver uma grande participação pois o resultado fará parte do patrimônio do povo de Vinhedo. Vamos incentivar adultos e crianças a escreverem e contribuir para a cultura da cidade”, disse o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, agradeceu a participação e apoio dos colaboradores e lembrou que as atrações de incentivo ao hábito da leitura chegarão aos públicos de todas as faixas etárias. ” Como agentes transmissores de Cultura, tratamos com muita responsabilidade esta semana e trabalhamos para que o objetivo maior se cumpra: os cidadãos percebam os benefícios da leitura e exercitem a escrita.”, destacou Paulo Mattos.
O secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz, disse que o evento pretende motivar os moradores de Vinhedo a lerem mais. ” Em um mundo cada vez mais digitalizado, a leitura é uma forma de preservarmos nossas raízes culturais. Quem lê consegue enxergar o mundo de uma maneira muito mais completa, e o prefeito Milton Serafim determinou que todas as ações que estimulem o hábito de ler, em benefício dos cidadãos, sejam realizadas”, disse Jaime Cruz.
O presidente da Câmara de Vinhedo parabenizou o Poder Executivo pelo incentivo à leitura. ” Não tenho dúvidas de que o melhor presente que se pode dar a uma criança hoje é um livro, e a Prefeitura de Vinhedo está de parabéns por esta iniciativa. A leitura pode garantir um futuro melhor às crianças”, disse Cidinho.
Atividades e biblioteca
Para este ano foram estabelecidas atividades em vários pontos da cidade atingindo o maior número de pessoas. Adultos que estarão em estabelecimentos comerciais e na sessão da Câmara, crianças que frequentam os clubinhos e as escolas municipais e todos que passarem pela Praça Santana e instituições de Vinhedo terão a oportunidade de participar da Semana da Leitura.
A proposta principal do evento em 2010 é convidar a população a conhecer o acervo da Biblioteca Municipal, que possui quase 25 mil títulos divididos em três grandes áreas: Pesquisa/ livros técnicos, Sala Infantil e Juvenil e Sala Literatura e auto-ajuda, inclusive os últimos lançamentos do mercado e best-sellers. Um levantamento interno realizado pela Prefeitura registrou que pelo menos 6 mil pessoas tiveram acesso gratuitamente aos livros da Biblioteca Municipal de Vinhedo em 2009.
O livro ” Eu amo Vinhedo”
A produção reunirá oitenta textos selecionados por um conselho editorial, sendo que 25% deste total serão reservados a textos de alunos das sétimas séries das escolas municipais. A edição terá tiragem inicial de 2mil exemplares e será lançado em agosto, na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.
Para participar, os interessados devem retirar a Ficha de Inscrição, a Cessão de Direitos Autorais e o Regulamento na Secretaria de Cultura e Turismo ou no site da Prefeitura de Vinhedo www.vinhedo.sp.gov.br, na seção ‘documentos’, preenchê-las e encaminhar junto com 3 vias de seu texto, que poderá ter no máximo 50 linhas (conforme fonte, espaçamento e corpo estabelecidos no regulamento) em envelope fechado, sem identificação, à Secretaria de Cultura e Turismo, à Avenida dos Imigrantes, s/ n°. Portal. Vinhedo. CEP 13280-000.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 de abril a 14 de junho. Cada escritor poderá inscrever apenas um texto.
Os textos apresentados deverão ser inéditos, isto é, não poderão ter participado de outros concursos, nem conter plágios; ficando o autor ou responsável legal pelo texto/conteúdo, responsável pela autenticidade do mesmo.Os textos entregues não serão devolvidos.
Lei
A Semana da Leitura de Vinhedo é nomeada pela Lei Municipal n° 38 de 27/05/2009 e tem como objetivo durante uma semana ensinar, provocar, formar e refletir sobre práticas de leitura.
Confira a programação oficial da Semana da Leitura de Vinhedo
16/04- Tecendo contos no ônibus, das 6h as 10h; das 17h as 19h: atores declamam poesias nos ônibus que circulam na cidade distribuindo folhetos e incentivando a leitura
17/04- Tecendo histórias nas árvores
Local: Praça Santana, às 11h
Atores irão contar histórias, partindo das árvores, descendo e chamando o público local para participar com músicas e contos
18/04- Poemas e violas- Sarau de cordel musical
Local: Praça Aurora Sudário- Capela, às 11h
Encenação de histórias e músicas do folclore brasileiro, com atores e músicos distribuindo folhetos
Dias 19, 20, 22 e 23/04
Praça de Santana- Carro ‘girahistórias’ com empréstimo de livros da Biblioteca Municipal
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h
Biblioteca Municipal – haverá contadores de histórias dias 19, 20, 22 e 23/03, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Escolas Municipais- contadores de histórias de manhã e à tarde
Música e contadores de histórias nos Clubinhos, supermercados, Lar dos Velhinhos, Santa Casa, Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto e outras localidades durante todo o dia
20/04- Músicas e contadores de histórias em supermercados da cidade durante todo o dia
20/04- Músicas e contadores de histórias na sessão da Câmara, às 18h40
Como ser usuário da Biblioteca Municipal
Para emprestar os livros da Biblioteca Municipal, é necessário ser morador de Vinhedo. Os interessados em realizar o cadastro de usuário devem comparecer ao local e apresentar RG e comprovante de residência.
Cada cadastrado pode emprestar dois livros por vez e a devolução deve ser feita em 15 dias e renovada quando houver necessidade.
A Biblioteca fica aberta das 9h às 17h de segunda a sexta-feira, e está localizada à Rua Monteiro de Barros, nº 351 – Centro de Vinhedo. A Biblioteca Municipal também aceita doações de livros. Mais informações pelo telefone 3826-3088.