Implantação da UPA 24 horas significará mais agilidade no serviço de saúde de urgência prestado à população
Até o final de 2010, a população de Vinhedo contará com mais uma opção no atendimento de saúde em casos de urgência e emergências. A pedido do prefeito Milton Serafim, a Prefeitura de Vinhedo firmou uma parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), para a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funcionará 24 horas.
A coordenadora nacional das UPAs, Carla Pintas e os consultores do Ministério da Saúde, Carina Alves Ferreira e Silésio Rodrigues estiveram nesta terça-feira (16) em Vinhedo para análise da planta da unidade e vistoria técnica da área que será destinada à obra. A UPA será construída na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, no terreno entre a sede da Secretaria de Transporte e Segurança e a Delegacia de Polícia, no Jardim Alves Nogueira.
A inspeção foi acompanhada pelo secretário de Obras, Augusto Braccialli, a enfermeira da Secretaria de Saúde, Nádia Capovilla, a diretora da pasta, Regina Ligo, e o gerente de convênios da Prefeitura de Vinhedo, Bruno Dorigon.
A equipe do governo federal ficou satisfeita com a área escolhida para a instalação da UPA, e informou que, assim que as alterações solicitadas forem incluídas na planta, 65% da verba será liberada para o início da obra. “O local de instalação é excelente e os acessos também; a planta está aprovada, sendo necessárias apenas algumas adequações. Após os ajustes que sugerimos a obra já pode começar”, explicou Carla Pintas.
A Unidade de Pronto Atendimento será uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Pronto Atendimento da Capela e o Pronto Socorro da Santa Casa, compondo uma rede organizada de atenção aos casos urgentes.
A unidade, com cerca de 1.450 m², terá capacidade de atender 1.300 pacientes por mês e vai garantir ainda mais qualidade no atendimento à população, e comportará pronto atendimento, sala de exames, sala de curativos, sala de observação, sala de gesso, sala de exame RX, salas de observação masculina e feminina, consultório, sala de coleta, posto de enfermagem, sala de guarda de cadáver (temporária), sala de urgência com capacidade para 5 leitos entre outras instalações. A previsão é que a obra esteja concluída até o final de 2010.
Por meio do Ministério da Saúde será liberada verba de R$ 1,4 milhão para a construção da UPA, que terá contrapartida de R$1 milhão da Prefeitura de Vinhedo.
De acordo com o prefeito Milton Serafim, a instalação da UPA vai trazer mais tranqüilidade à população em situações de emergência. “Com a UPA, o paciente que precisará ser socorrido com urgência terá a assistência garantida na unidade que fará a estabilidade do paciente e, sendo necessário, o encaminhará para a Santa Casa, por exemplo. Dessa forma diminuímos o fluxo de pacientes sem necessidade para o pronto socorro e agilizamos o atendimento”, afirmou.
Também será feita a aquisição de equipamentos necessários e contratação de cerca de 60 profissionais, entre médicos (clínico geral e pediatra), enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.