Grupo é coordenado pela Prefeitura de Vinhedo por meio das Secretarias de Esporte e Promoção Social
Os atletas da terceira idade do Grupo Bem Viver, coordenado pela Prefeitura de Vinhedo por meio das secretarias de Esporte e Lazer e Promoção e Assistência Social, e a equipe técnica que compõe a delegação de Vinhedo embarcaram na tarde de hoje (03/03) à cidade de Pirassununga. Eles irão participar dos XIV Jogos Regionais do Idoso – 2010 (JORI), que será realizado entre os dias 3 a 7 de março de 2010. O prefeito Milton Serafim, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Serafim, o secretário de Governo, José Luis Bernegossi, a secretária de Promoção e Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim, o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Zampieri, foram cumprimentar a delegação e desejar boa sorte a todos antes da partida na sede da terceira idade. Também estiveram presentes na despedida dos atletas os vereadores Márcio Melle e Carlinhos Paffaro.
O prefeito Milton Serafim desejou boa viagem aos componentes da delegação e desejou que todos aproveitem a oportunidade de representar Vinhedo em uma competição. “Acima de tudo, divirtam-se! Tenho certeza que se esforçarão bastante e teremos medalhas, mas o fundamental é que todos vocês participem desta disputa saudável e sejam felizes. Boa sorte a todos! “, disse o prefeito Milton Serafim.
O casal Antonia, 67, e Pedro Davi, 64, que já participa há mais de dez anos das atividades do Bem Viver e dos JORI, está ansioso para disputar a modalidade de vôlei adaptado. ” Vamos com garra em busca da vitória. É uma satisfação muito grande poder fazer parte desses jogos, faz bem para nós”, afirmou o aposentado Pedro, que além do vôlei, participa da modalidade de truco e buraco no Grupo Bem Viver. Maria Inês, 70 anos, será uma das representantes de Vinhedo na modalidade coreografia, que acontecerá na tarde de sexta-feira (5). “A dança está linda e temos grandes chances de vencer. O mais importante é que trocamos muitas experiências e fazemos amizades durante as competições”, destacou Maria Inês, que frequenta o grupo Bem Viver há 14 anos.
O JORI é uma competição organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo destinada a atletas acima de 60 anos de idade.
A abertura oficial do evento acontece amanhã (4) às 16h.
Modalidades
Os vinhedenses competirão em nove modalidades: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dominó, Malha, Natação, Voleibol Adaptado.
Garantir mais qualidade de vida à Terceira Idade de Vinhedo é uma das prioridades da Administração Milton Serafim. “Apoiar nossos idosos em competições como o JORI é estimular uma disputa saudável através da prática esportiva. Mais do que isso, no Grupo Bem Viver procuramos trabalhar a auto-estima de todos para que se sintam realmente valorizados por toda a experiência que adquiriram durante a vida. Tenho certeza que nossa delegação fará um bom trabalho nestes JORI como já tem realizado em todos os torneios que participa”, afirmou o prefeito Milton Serafim.
O retorno está previsto para domingo, dia 7 de março.
Novidade
A novidade deste ano ficará por conta da modalidade de Atletismo, que pela primeira vez terá competições à noite. Nesta modalidade Vinhedo será representada por dois atletas, Carlos da Rocha Barbosa, 81 anos, e o estreante Agenor Braga, que compete em provas de rua.
Na última edição dos JORI, o senhor Carlos confirmou seu favoritismo e ganhou a medalha de bronze nos 1000m rasos com o tempo de 4’518″. Ele ganhou cinco das sete vezes que participou nos JORI. “Eu aconselho todos os idosos a praticar esporte; com 40 anos eu não tinha a saúde que tenho hoje por isso não abro mão de fazer parte deste grupo”, conta Carlos.
Como participar do Grupo Bem Viver
O Grupo Bem Viver é um grupo de convívio de idosos que faz parte do Sistema Único de Assistência Social sob responsabilidade da Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social e parceria da Secretaria de Esportes.
A programação para a terceira idade inclui aulas e eventos esportivos e culturais como viagens, feira de variedades, festas temáticas, aulas de voleibol, hidroginástica, coreografia, alongamento e tai chi chuan. Atualmente o grupo conta com 680 idosos cadastrados.
Para participar do Grupo Bem Viver, é necessário ter cinquenta anos completos e ser morador de Vinhedo. Os interessados devem procurar a sede da Terceira Idade, que fica à Rua Antonio Matheus Sobrinho, 125, no Jardim São Matheus. Atualmente o grupo conta com 680 idosos cadastrados. Mais informações pelo telefone (19) 3826-3734.
Programação de março
Algumas atividades abertas ao público já estão confirmadas para este mês. No dia 10, das 10h as 16h acontece a Feira de Variedades. No mesmo dia, 13h30 acontece a posse do Conselho Municipal do Idoso e às 14h30 um bingo. No dia 31 será realizada uma comemoração de Páscoa.
O acolhimento de novos membros do grupo acontece às quintas-feiras às 14hs e terá início no dia 18 de março. Além disso, são desenvolvidas atividades intergeracionais e a roda da conversa às quartas-feiras, com início no dia. 17 de março.
Este grupo é formado por idoso de ambos os sexos, acima de 50 anos e proporciona momentos de confraternizações, alegria e bem-estar a todos os participantes, num ambiente informal e descontraído.