Na manhã desta segunda-feira, dia 14, o prefeito Milton Serafim juntamente com os secretários: José Luis Bernegossi, de Promoção e Assistência Social e articulador municipal do PPAC , o secretário da Educação e vice prefeito, Jaime Cruz, a secretaria da Saúde, Regina Sterse e os membros da comissão municipal de acompanhamento e avaliação do PPAC – Iolanda Dias Nunes da Silva, representando a Secretaria de Promoção e Assistência Social e presidente da comissão, Priscila Bueno Rocha Sentalin, representando a Secretaria de Saúde, Gabriele Cristina Piatto, representando a Secretaria de Educação, Sônia Regina Benedetti do Prado, representando as entidades de atendimento e Anivalda Alves, representando o Conselho Tutelar de Vinhedo.
Todos assinaram o termo de validação do MAPA do Programa Prefeito Amigo da Criança. O MAPA –PPAC reúne informações referentes à criança e ao adolescente de acordo com os indicadores presentes em casa eixo: Promovendo Vida Saudáveis, Acesso à educação de qualidade, Proteção contra maus tratos,exploração e violência, Sistema de garantia de direitos e Orçamento criança e adolescente. Todos os dados informados se refere ao ano de 2008 o que possibilitou o diagnóstico local e foi nessa fase que o município definiu as metas a serem alcançadas até o final de 2011 e elaborará seu plano de ação contendo as principais ações a serem desenvolvidas
“Traçadas as metas, vamos precisar de um esforço de todos para melhorar nossos índices no que diz respeito à criança e adolescente. O trabalho será árduo e isso inclui envolver a participação da sociedade como um todo, mas tenho certeza que vamos conseguir seguindo nossos propósitos de garantir mais qualidade de vida à população para construir um município forte, a cidade que queremos!”, comentou o prefeito Milton Serafim.
O secretário e articulador José Luis destacou que o levantamento é eficiente para que as ações tenham resultados mais acertados. “Esta análise nos dá um norte, nos permite saber quais as necessidades da criança e do adolescente em cada bairro para que possamos agir de maneira eficaz e não pulverizar ações”, explicou. O secretário Jaime Cruz reforçou a necessidade da união de forças no desenvolvimento do programa. “O prefeito confia no trabalho da comissão, e trabalhando em uma grande rede conseguiremos conscientizar a sociedade e ter êxito”, afirmou Jaime.
Anivalda Alves, que representa o Conselho Tutelar de Vinhedo, acredita que o órgão poderá desenvolver um trabalho melhor com esses dados. “Temos muita dificuldade para reunir as informações importantes para nossa dinâmica de trabalho com crianças e adolescentes e esse programa deve ajudar muito. Vendo o empenho de cada envolvido nesta etapa, fico segura que as metas serão cumpridas”, disse.
Resultados
Ao final da gestão, que deve acontecer em junho de 2012, o programa reconhece os prefeitos e prefeitas que mais investiram em ações que resultaram na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. Esse reconhecimento se dá em um evento em Brasília, onde as autoridades recebem o diploma de Prefeito Amigo da Criança. Dos reconhecidos, ainda serão escolhidos os destaques que receberão o Troféu Destaque Nacional.
O Programa
Para garantir melhores condições de vida e a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes de Vinhedo, o prefeito Milton Serafim assinou no dia 14 de agosto o Termo de Compromisso de adesão ao programa ´Prefeito Amigo da Criança´ desenvolvido pela Fundação Abrinq. O objetivo é priorizar a infância e a adolescência em sua gestão, conforme já estabelecido em seu plano de governo, e mobilizar a sociedade para participar e acompanhar a implantação de políticas públicas com esta finalidade.
Dessa forma serão criadas ações nas áreas da educação, saúde e promoção social. A meta do prefeito é resgatar os índices de qualidade de vida conquistados pelo município no passado. Em 2004, último ano do seu segundo mandato, Vinhedo era o primeiro município da RMC no Índice de Desenvolvimento Humano, o 4º do estado e o 15º do país.
Na ocasião da assinatura do termo final deste programa, em 2012, a meta é fazer com que Vinhedo esteja entre os 10 primeiros municípios do país