Pessoas portadoras de deficiência devem fazer a carteirinha para usar gratuitamente a condução
Após solicitação da Prefeitura de Vinhedo, a concessionária que administra o transporte coletivo urbano municipal entregou nesta terça-feira, dia 15, para Vinhedo, três ônibus adaptados para pessoas portadoras de deficiência.
A entrega contou com a presença do prefeito Milton Serafim, do secretário de Transporte e Segurança, Antonio Luiz Falsarella, diversos secretários e vereadores, representantes da empresa Rápido Luxo, usuários e funcionários do Ceivi – Centro de Educação Integrado de Vinhedo. O investimento é de R$ 720 mil.
A medida faz parte de um pacote de melhorias que o prefeito Milton Serafim solicitou, com apoio dos vereadores, à concessionária que administra o transporte coletivo municipal urbano mediante termo aditivo ao contrato de concessão. “Sabemos da dificuldade que as pessoas com necessidades especiais enfrentam para utilizar o transporte convencional, por isso tratamos desta questão com muito cuidado e solicitamos a agilidade na adequação. Felizmente seremos atendidos e desta forma estamos saindo na frente nesta questão já que o prazo legal para que todo o sistema de transportes de ônibus seja adaptado é até 2014”, afirmou o prefeito Milton Serafim.
Ainda de acordo com o prefeito, o ônibus adaptado beneficiará pessoas portadoras de deficiência que utilizam cadeiras de roda para locomoção, além de pessoas com mobilidade reduzida e idosas. “É na verdade um ônibus inclusivo”, destacou o prefeito.
Nestes ônibus adaptados também há um acento reservado para pessoas obesas.
A rampa que possibilita a entrada dos usuários será acionada sempre pelo motorista ou cobrador do ônibus que passaram por treinamento para operar o sistema.
O aluno do Ceivi, Edemir de Souza, de 28 anos, foi o primeiro a testar o equipamento e aprovou. “É ’10’ e vai facilitar para o passeio”, declarou o morador do bairro da Capela. A mãe Maria Domingos Souza considerou a vinda dos novos ônibus uma conquista. “Irá facilitar muito. Temos dificuldade para transportá-lo porque não temos carro adaptado e nem sempre o veículo está disponível. Agora poderemos utilizar o veículo para tudo o que precisarmos”, comentou a mãe de Edemir.
“Esta era uma reivindicação antiga dos usuários do Ceivi e hoje significa um avanço para inclusão da cidade. É uma grande conquista para todos”, comentou a gestora social do Ceivi, Cristina Mazon.
A Prefeitura está analisando quais as linhas têm maior urgência de serem atendidas pelos ônibus adaptados que serão substituídos. Os usuários portadores de deficiência com dificuldade de locomoção ou que utilizam cadeiras de roda devem procurar o guichê da Rápido Luxo na Rodoviária de Vinhedo para fazer carteirinha para utilizar gratuitamente a condução. Os interessados devem apresentar cópia e documentos pessoas originais (CPF e RG), comprovante de endereço e laudo médico que ateste que não há capacidade para locomoção. Se o laudo médico constar que o usuário precisa ter um acompanhante para locomoção, o mesmo também terá gratuidade no transporte.
A carteirinha pode ser feita gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. O documento fica pronto em 5 dias úteis.
Além dos ônibus, outro pedido feito pelo prefeito Milton Serafim à concessionária também contemplará esta parcela da população: a reforma do Terminal da Capela e da rodoviária com inclusão de equipamentos de adaptação para pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos.
Dentro da reforma também estão previstas melhorias na iluminação interna e externa dos dois locais, reparo dos telhados e instalação de salas para amamentação e fraldário. Pedidos antigos dos moradores de Vinhedo como a instalação de quadros de horários nos pontos intermediários de ônibus e cestos de lixo nos veículos também serão atendidos.
Linhas
A Secretaria de Transporte estuda a criação de linhas de ônibus nas regiões consideradas mais necessitadas (Distrito Industrial e Capela), devido ao aumento populacional e industrial e a readequação de pontos intermediários no itinerário das linhas, além da reestruturação de linha que atendem a região da Caixa D’ Água.
Projetos
De acordo com o secretário Municipal de Transporte e Segurança, Toninho Falsarella, outros projetos para melhoria estão em estudo e deverão ser levados à aprovação do Poder Executivo. “Planejamos a instalação e/ou substituição de 15 abrigos diferenciados dos já existentes e a implantação de dois microterminais, sendo um na região dos Sete Bairros e um na região central. Estamos em fase de formatação e a viabilidade do projeto será submetida à aprovação do Poder Executivo”, comentou o secretário de Transporte e Segurança.