Casos suspeitos da doença foram registrados esta semana nas escolas Claudio Gomes e Abrahão Aun
Em função do aumento do número de casos suspeitos de caxumba registrados esta semana em duas escolas da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Saúde da Prefeitura ampliou o horário de funcionamento do setor de imunização da Policlínica da Capela.
O local funcionará entre os dias 14 a 18 de dezembro, das 7h às 19h. A unidade da Vila Planalto também funcionará no mesmo horário e as demais unidades (Vila João XXIII, Três Irmãos e Centro Médico do Jardim São Matheus) também poderão ser utilizadas para vacinação, das 7h às 16h.
Casos suspeitos da caxumba foram registrados na escola Claudio Gomes, localizada no Centro e na escola Abrahão Aun, situada no bairro Nova Vinhedo.
Considerando que a caxumba é de fácil transmissão, de 6 a 7 dias antes do aparecimento dos sintomas e continua transmitindo até 9º dias após os surgimentos das manifestações clínicas, o Ministério da Saúde, recomenda a vacinação de todas as pessoas que tiveram em contato com os casos suspeitos.
Alunos e profissionais das escolas deverão comparecer em alguma das Unidades Básicas de Saúde, com a apresentação da carteira de vacinação. Também devem receber a imunização todos os comunicantes que nasceram após o ano de 1960 que não receberam duas doses da vacina tríplice viral.
Grávida ou pessoas com suspeitas de gravidez não serão vacinadas.
Caxumba
É uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que provoca febre e inflamação das glândulas salivares. Outros sintomas como dor no corpo, dor de cabeça podem aparecer.
Rede Municipal de Saúde
– Policlínica Capela
Horário: 7h às 19h
Local: Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90
– UBS Planalto
Horário: 7h às 19h
Local: Rua Brasília, 273
– UBS Vila João XXIII
Horário: 7h às 16h
Local: Rua Arthur Biancalana, 120
– UBS Três Irmãos
Horário: 7h às 16h
Local: Rua Agenor Gallo s/nº
– Centro Médico dr. Manoel Matheus Netto
Horário: 7h às 16h
Local: Av. Presidente Castelo Branco nº 1.375