No mesmo dia, concessionária Autoban realizou ação Natal solidário com entrega de brinquedos no Espaço da Criança da Vila João XXIII e na Capela
O mais belo sentido do Natal chegou adiantado na manhã desta quinta-feira, dia 10, para as crianças do Projeto Clube da Criança, conhecidos como “clubinho”, da Vila João XXIII, coordenado pela Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social. Elas receberam a doação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de bolas oficiais, coletes, petecas, bolas de borracha, jogos de dama, xadrez, cordas, bambolês entre outros brinquedos que farão parte das brincadeiras e atividades pedagógicos do dia-a-dia das crianças.
O secretário de Promoção e Assistência Social, José Luis Bernegossi, a coordenadora pedagógica do clubinho, Cristiane Viera Gozzo, e Iolanda Dias Nunes da Silva, Coordenadora da Proteção Social Especial, receberam o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Zampieri, acompanhado do diretor Rogério Levy, para a entrega do material às crianças. Os brinquedos foram repassados a partir de uma doação do Governo do Estado para o evento Virada Esportiva, realizado nos dias 7 e 8 de novembro.
“Temos monitores da Secretaria de Esportes que amam trabalhar com as crianças nos clubinhos todos os dias, e também ministramos aulas de capoeira e taekondo duas vezes por semana, por isso tínhamos certeza que o melhor destino para esses brinquedos seriam esses espaços. É muito produtivo realizar ações integradas entre as secretarias, especialmente quando o trabalho diz respeito às crianças”, disse Gustavo Zampieri.
Autoban
A festa de Natal prosseguiu com a entrega de mais brinquedos pela concessionária que administra as rodovias Anhanguera-Bandeirantes -Autoban- e a Ki-legal brinquedos, como parte do programa Natal solidário que beneficiou Vinhedo e mais sete cidades.
As crianças fizeram um origami em forma de estrela guia, ouviram uma história do Natal contada pelo palhaço Zé e receberam os presentes das mãos de papai Noel e mamãe noel.
O secretário José Luis agradeceu a concessionária pela doação e o trabalho das diretoras e educadoras dos clubinhos. Ele ressaltou a necessidade dessas parcerias entre as áreas do município em benefício da população.
“Crianças, hoje é um dia muito especial para todos nós, pois vocês são muito importantes e nossa intenção é promover cada vez mais atividades que sejam boas a vocês. Agradeço ao secretário Gustavo que colabora conosco cedendo monitores e sempre está disposto a fazer parcerias em benefício da nossa população. Também agradeço a Autoban por esta ação e quero dizer um obrigado significativo à equipe que cuida dessas crianças com tanta dedicação”, frisou.
Cerca de 130 brinquedos foram distribuídos hoje e 120 serão distribuídos na festa no Clube da Criança da Capela amanhã.
Os clubinhos
Os ‘clubinhos’ são espaços municipais destinados a crianças de 6 a 11 anos com atividades nos períodos da manhã (7h30 às 12h30) e da tarde (12h às 17h) atendendo a ideia de contraturno escolar. Atualmente são mais de 100 crianças que frequentam os espaços dos clubinhos na Capela e na Vila.
O “Projeto Clube da Criança” foi criado visando a medida de proteção para crianças em situação de vulnerabilidade social, já que a maioria dos pais trabalham.
O trabalho dentro dos clubinhos faz parte da política de assistência às crianças em Vinhedo, uma determinação do prefeito Milton Serafim, já que desta forma evita-se que a criança corra riscos ficando sozinha em casa ou nas ruas.
Atividades
As crianças que vão aos clubinhos aproveitam os horários para fazer as tarefas da escola, participam de rodas de conversas, lêem livros, confeccionam brinquedos com material reciclado, ouvem estórias, sempre orientadas pelas educadoras da rede municipal.
Vagas
Os interessados em inscrever os filhos na rotina de atividades desenvolvidas nos clubinhos devem procurar os responsáveis pelo projeto nas duas unidades: da Capela e da Vila João XXIII.
“Temos muita procura por vagas e existem critérios para a participação. A criança tem que obrigatoriamente estar na escola e os pais trabalharem. Realizamos visitas domiciliares para estudo da vulnerabilidade”, explica a assistente social Viviane Albuquerque Firmo.
Mais informações na Secretaria de Promoção e Assistência Social pelo telefone 3826-8720.