Campanha será permanente no município. Exames podem ser feitos durante todo o ano na UBS Casa Verde
A população de Vinhedo demonstrou que está atenta à importância do diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis com a participação da Campanha Fique Sabendo, desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Em 15 dias de campanha, 193 pessoas realizaram o teste gratuito de HIV, sendo que 44 pessoas optaram pelo teste rápido, em que o resultado era obtido em minutos e 139 pessoas realizaram o exame convencional de sangue com o resultado disponível ao paciente em aproximadamente 15 dias após a coleta. O resultado de um teste foi positivo e o paciente foi encaminhado ao programa DST/Aids da Prefeitura para iniciar acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde das áreas de infectologia e psicologia. Hoje, 73 pacientes participam do programa da Secretaria de Saúde.
De acordo com a secretária de Saúde, Regina Sterse, diagnosticar precocemente infecções por doenças sexualmente transmissíveis é de fundamental importância para que o paciente realize tratamento correto e eficaz. “Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, divulgar a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados”, explicou a secretária de Saúde.
A Prefeitura também disponibilizou neste sábado, dia 28, em quatro pontos da cidade, teste gratuito para Hepatite C. Trezentas e dez pessoas realizaram o teste, sendo que um resultado foi positivo. O paciente foi encaminhado para a realização de um novo exame, mais completo, para verificar se há presença do vírus vivo da doença ou apenas a presença de anticorpos.
O prefeito em exercício, Jaime Cruz e o secretário de Promoção e Assistência Social, José Luis Bernegossi, conferiram no sábado, dia 28, os testes oferecidos gratuitamente à população na Praça Sant´Anna.
Para o prefeito em exercício, a prevenção ainda é o meio mais seguro para se controlar as doenças. “A Prefeitura investe no trabalho de orientação e conscientização em todas as áreas, com a realização de campanhas anuais para esclarecer e tirar dúvidas da população vinhedense”, destacou Jaime Cruz.
A Campanha para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis estará disponível durante todo o ano em Vinhedo. As pessoas interessadas podem procurar a Unidade Básica de Saúde da Casa Verde, localizada na Rua Morubixaba, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.